Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres - TVI

Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Ribeira dos Milagres

Segunda descarga no espaço de um mês denunciada às autoridades

Relacionados
A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou esta quinta-feira, às autoridades mais uma descarga de efluentes suinícolas naquele curso de água, afluente do rio Lis, refere a agência Lusa.

Esta quinta-feira, por volta das 08:30, a «água e a espuma eram negras», sinais de que a «descarga tinha acontecido há pouco tempo» e eram visíveis os sinais dos dejectos no ribeiro, afirmou Rui Crespo, porta-voz da comissão.

A pequena dimensão dos rios torna as descargas ainda mais complicadas

Esta é já a segunda descarga que a comissão denuncia à GNR este mês, uma situação que se verifica com mais frequência nos meses de Verão, já que os empresários suinícolas têm poucas soluções para escoar os efluentes.

O espalhamento de dejectos em campos agrícolas é uma das soluções mais utilizadas pelo sector mas em momentos de maior calor esta solução acaba por ser contestada pelos moradores vizinhos.

Já o despejo controlado nos rios é também dificultado pela menor dimensão dos cursos de água e qualquer pequeno despejo afecta a qualidade dos leitos.

Os problemas ambientais da ribeira forçaram os empresários a organizar-se para criar uma empresa que irá gerir um sistema de saneamento das explorações, para impedir os despejos nos cursos de água.

Nova estação de tratamento pronta em 2010

A localização da nova Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas já foi aprovada, representando um dos passos mais importantes do projecto global de recuperação da bacia hidrográfica do rio Lis.

O projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de continuar a ser apenas despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.
Continue a ler esta notícia

Relacionados