PT/TVI: Sócrates acusa comissão de querer atingi-lo politicamente - TVI

PT/TVI: Sócrates acusa comissão de querer atingi-lo politicamente

Primeiro-ministro reafirma nunca ter tido conhecimento do negócio e garante que o Governo nunca deu instruções para comprar a TVI

Relacionados
José Sócrates acusa a comissão de inquérito ao negócio PT/TVI de ter como único propósito atingi-lo pessoal e politicamente, referindo o «propósito cego de alguns no sentido de instrumentalizarem este mecanismo popular».

Nas respostas já enviadas aos deputados o primeiro-ministro diz que a comissão tem provas abundantes de que falou verdade quando disse desconhecer a tentativa de negócio da compra da TVI pela PT.

O primeiro-ministro reafirma nunca ter tido conhecimento do negócio e garante que o Governo nunca deu quaisquer instruções à PT para comprar a TVI.

«Como é patente, ao fim de semanas de inquirições esta comissão não recolheu um único testemunho conhecedor dos factos, um único documento preparatório do negócio ou qualquer outro elemento de prova que contraditasse aquilo que afirmei ao Parlamento - pela razão simples de não ser possível provar o que não aconteceu», escreveu.

Aliás, pelo contrário, o governante considera que, para além de opiniões «de uns quantos adversários confessos do Governo», a comissão de inquérito só prova que disse a verdade. Assim, presume que «a comissão estará, finalmente, em condições de, com brevidade, apresentar conclusões claras».

O primeiro-ministro escreve ainda que nas 74 perguntas que lhe são feitas não há nenhuma a confrontá-lo com nenhuma prova. Por isso, mantém exactamente tudo o que já disse sobre este caso.

Nas respostas, Sócrates garante que só foi informado do negócio no dia 25 de Junho à noite por Henrique Granadeiro, quando já tinha decidido, com Mário Lino, que o Governo se ia opor à compra da TVI pela PT.

O governante admite a possibilidade de ter falado com Armando Vara sobre «a linha editorial da informação da TVI», «dado que era um tema largamente discutido na sociedade, em particular nos meios políticos». «E se o fiz terá sido certamente em termos críticos, na mesma linha das referências que fiz em público», acrescentou.

Acerca de Rui Pedro Soares, José Sócrates não esconde a sua relação de amizade, mas frisou que não teve responsabilidade na sua nomeação para administrador da Portugal Telecom e que não falou com ele sobre a compra da TVI, pela Taguspark ou pela PT.

Respostas de Sócrates
Continue a ler esta notícia

Relacionados