A Ticketmaster, empresa que controla cerca de 70% do mercado mundial de bilhetes para concertos, está a ser investigada em Espanha devido a “práticas abusivas” na venda de ingressos.
A queixa, feita pela Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), uma organização semelhante à DECO, surge após inúmeras queixas nas redes sociais relacionadas com o custo dos bilhetes para os concertos que o cantor porto-riquenho Bad Bunny vai dar no país vizinho.
A elevada procura – foram vendidos todos os mais de 600 mil bilhetes disponíveis – ativou o sistema de preços dinâmicos, utilizado pela Ticketmaster e outras empresas, o que fez disparar o preço dos ingressos.
Este sistema de preços dinâmicos faz com que o custo dos bilhetes seja ajustado em tempo real à procura pelos mesmos.
De acordo com o El País, os ingressos mais baratos, de 83,30 euros, podem ser encontrados em revenda a 500 euros. No caso dos pacotes VIP, o preço original de 615,80 euros quase triplicou para os 1500 euros. Tudo “sem aviso prévio”.
Após a queixa da OCU, o Ministério do Consumo de Espanha decidiu abrir uma investigação à empresa pela cobrança de valores ilícitos em bilhetes. Apesar de não mencionar a Ticketmaster, o executivo espanhol sublinha que se trata de “queixas dos consumidores sobre a cobrança de eventuais taxas ilegais” relacionadas com “concertos de um artista internacional em Espanha”.
A Ticketmaster, que gerou mais de 23 mil milhões de dólares em vendas no ano passado, defende a utilização deste sistema com as curtas margens de lucro que tem.