Apesar dos apelos para se ficar em casa, Conselho de Estado reuniu-se à mesma - mas com quatro ausências - TVI

Apesar dos apelos para se ficar em casa, Conselho de Estado reuniu-se à mesma - mas com quatro ausências

  • Agência Lusa
  • FMC
  • 13 dez 2022, 12:02
Reunião do Conselho de Estado (Lusa/José Sena Goulão)

Esta reunião visa discutir o processo de alargamento e as reformas financeira e económica da União Europeia

Relacionados

A reunião do Conselho de Estado sobre o processo de alargamento e as reformas financeira e económica da União Europeia começou esta terça-feira cerca das 10:50, no Palácio da Cidadela de Cascais, distrito de Lisboa, com quatro ausências.

Segundo fonte da Presidência da República, não participam na reunião o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, a provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e a conselheira Leonor Beleza.

Esta reunião, que começou com 20 minutos de atraso, realiza-se numa manhã em que várias vias foram cortadas no distrito de Lisboa devido à chuva intensa que caiu desde madrugada e que causou inundações. Foi mesmo feito um apelo para que as pessoas evitassem sair de casa.

A guerra na Ucrânia, provocada pela invasão russa em 24 de fevereiro deste ano, reativou a discussão sobre o alargamento da União Europeia.

No fim de novembro, o primeiro-ministro considerou que, "com a atual estrutura institucional, com a atual arquitetura orçamental, a União Europeia não tem condições para cumprir as expectativas que agora está a criar" à Ucrânia e a outros países que anteriormente solicitaram adesão.

António Costa defendeu que, "se estas expectativas não foram uma mera declaração política simpática de ocasião, a União Europeia tem de se reestruturar profundamente, isto se não quiser implodir por força das novas adesões".

Esta é a 27.ª reunião do Conselho de Estado convocada por Marcelo Rebelo de Sousa desde que assumiu as funções de Presidente da República, em março de 2016.

A anterior reunião do órgão político de consulta do Presidente da República realizou-se em 28 de outubro e teve na agenda a "análise sobre a situação económica e social em Portugal".

Continue a ler esta notícia

Relacionados