Investimento na construção abranda, mas setor destaca "resiliência" face ao contexto de incerteza - TVI

Investimento na construção abranda, mas setor destaca "resiliência" face ao contexto de incerteza

  • Filipe Maria
  • 7 dez 2022, 16:18
Växjö, Suécia, tem edifícios todos em madeira (Jerzy Kociatkiewicz)

O setor da construção aumentou 0,8% entre janeiro e setembro de 2022, um sinal de um abrandamento no crescimento do setor. Ainda assim, o custo de construção de uma habitação nova aumentou 13,4% e o novo crédito à habitação aumentou 8,9%

Relacionados

De janeiro a setembro de 2022, o investimento na construção aumentou 0,8% face a igual período de 2021, enquanto o Valor Acrescentado Bruto (VAB) cresceu 1,1%, avança esta quarta-feira a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Na informação rápida da ‘Conjuntura da Construção’, a associação setorial destaca que, embora esta evolução revele um abrandamento na tendência de crescimento, os dados demonstram “a elevada resiliência do Setor” num período marcado pela aceleração da inflação, subida das taxas de juro e atraso no lançamento das obras públicas previstas.

A AICCOPN sublinha ainda que até ao final do terceiro trimestre do ano foi registado um aumento da área licenciada pelas autarquias, face ao valor registado em 2021. No que diz respeito aos edifícios habitacionais, o acréscimo na área licenciada foi de 0,4%, em termos homólogos, tendo este crescimento sido acompanhado de um aumento de 2,8% no número de fogos licenciados em construções novas, para um total de 22.774.

Já no que toca aos edifícios não residenciais, o aumento da área licenciada foi de 5,3% entre janeiro e setembro.

Em setembro, o custo de construção de uma habitação nova aumentou 13,4% face a igual mês de 2021, mas em comparação com o mês anterior, traduziu-se num acréscimo de 0,9 pontos percentuais. A alimentar esta evolução esteve um aumento de 18,6% nos materiais, face a setembro de 2021, além de um crescimento de 6,1% no índice relacionado com a mão de obra, destaca a associação.

A seguir a tendência, também os novos créditos à habitação aumentaram 8,9% no final de setembro, face a igual mês do ano passado, para 12,3 mil milhões de euros.

No mercado das obras públicas a evolução foi menos negativa ao nível dos concursos promovidos, ressalva a AICCOPN. Nos primeiros 10 meses do ano, a queda nos concursos promovidos de obras públicas, face a 2021, desacelerou para 10,8%. No mês anterior esta queda foi de 15,9% face a igual período de 2021.

Por outro lado, o consumo de cimento até ao final de outubro em Portugal cresceu 1,6%, para os 3.235 milhares de toneladas, face a igual mês de 2021.

Continue a ler esta notícia

Relacionados