Coreia do Norte: filha misteriosa de Kim Jong-un volta a aparecer ao lado do pai - TVI

Coreia do Norte: filha misteriosa de Kim Jong-un volta a aparecer ao lado do pai

  • CNN Portugal
  • PP
  • 28 nov 2022, 14:00

Não havia certeza da sua existência, mas em poucos dias a menina apareceu duas vezes ao lado do líder da Coreia do Norte. Mesmo assim, não há certezas sobre o seu nome, nem sobre a sua idade

Não há certeza do seu nome, mas é possível que seja Kim Ju-ae. Pela segunda vez, em pouco dias, o líder do Coreia do Norte voltou a aparecer em público com aquela que se acredita ser a sua filha do meio. As imagens foram divulgadas dia 27 de novembro pela KCNA, a agência de notícias oficial do regime.

Nas imagens, Kim Jong-un e a filha posam junto dos responsáveis pela criação do Hwasong-17, um míssil balístico intercontinental que o líder norte-coreano apelidou de “maior arma estratégica mundial” e um dia depois de também afirmar que o grande objetivo do país é ser a força nuclear mais poderosa do mundo. Dezenas de militares e cientistas que trabalharam no desenvolvimento deste míssil foram promovidos.

As primeiras imagens da menina, cuja idade também é desconhecida, foram divulgadas dia 18 de novembro. Esteve ao lado do pai no lançamento de um míssil intercontinental, nessa mesma sexta-feira.

Os média estatais da Coreia do Norte raramente noticiam sobre familiares próximos da dinastia Kim, que tem governado o país com mão de ferro desde os anos 1940. A filha de Kim Jong-un que aparece nas imagens não é exceção, até porque a propaganda oficial não tinha sequer reconhecido a sua existência.

Toda a informação sobre a descendência de Kim Jong-un, que se acredita ter 38 anos, tem sido aventada por especialistas com ligações dentro do país. Muitos alegam que Kim teve três filhos com Ri em 2010, 2012 ou 2013 e 2017, mas a informação não foi confirmada.

Por isso mesmo, em pouco tempo, surgiram várias teorias sobre por que razão Kim Jong-un apresentou agora a sua filha ao mundo. Para mostrar a futura “grande líder”? Ou para dar a Kim a imagem de chefe de família preocupado com a segurança dos mais novos?

Recorde-se que o nome Kim Ju-ae foi revelado em 2013, quando o antigo basquetebolista norte-americano Dennis Rodman, que se tornou amigo de Kim Jong-un, visitou Pyongyang e privou com o ditador norte-coreano e a sua família. Contou, então, que tinha pegado ao colo uma filha do casal presidencial, chamada Kim Ju-ae. A criança era, então, ainda bebé - por isso há dúvidas sobre se será a descendente mais velha do ditador, pois os serviços secretos da Coreia do Sul acreditam que Kim e Ri tiveram o primeiro bebé em 2010. Ter-se-á seguido outra criança em 2012 ou 2013 (será a tal que Rodman pegou ao colo) e outra em 2017. Tirando esta filha, não se conhece o género da restante descendência.

Nas primeiras fotografias, a jovem aparecia com um casaco branco e de cabelo apanhado. Desta vez, foi fotografada com um casaco preto comprido e o cabelo solto, não parecendo tão nova como da primeira vez.

Continue a ler esta notícia