Coreia do Norte lança três mísseis balísticos. Irmã de Kim Jong Un fala na possibilidade de transformar o Pacífico num “campo de tiro” - TVI

Coreia do Norte lança três mísseis balísticos. Irmã de Kim Jong Un fala na possibilidade de transformar o Pacífico num “campo de tiro”

  • CNN Portugal
  • DCT
  • 19 fev 2023, 23:19
Missil balístico da Coreia do Norte (Korea Central News Agency/Korea News Service via PA)

Os três mísseis lançados caíram fora da Zona Económica Exclusiva do Japão

A Coreia do Norte lançou, este domingo, três mísseis balísticos, tendo todos caído fora da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Japão, avisou a guarda costeira nipónica, citada pela Reuters.

Há apenas dois dias, a Coreia do Norte já tinha lançado um míssil balístico intercontinental no mar na costa oeste do Japão, tendo chamado ao sucedido de “execício de lançamento repentino”.

O lançamento dos mísseis ocorreu pouco depois de a irmã de Kim Jong Un ter alertado sobre a possibilidade de transformar o Pacífico num “campo de tiro”, anuncia a agência. O aviso foi feito num comunicado, no qual a irmã, sem que a agência tenha revelado qual, teceu críticas ao aumento da presença de ativos estratégicos dos Estados Unidos na península coreana.

“Estamos a examinar cuidadosamente a influência que isso exerceria na segurança do nosso estado”, escreveu, avisando que “a frequência de uso do Pacífico como nosso campo de tiro depende do caráter de ação das forças dos EUA”.

Os media da Coreia do Norte anunciaram este domingo que o míssil balístico intercontinental (ICBM) que o regime lançou no sábado foi um Hwasong-15, o míssil com segundo maior alcance potencial do seu arsenal e que utilizou pela primeira vez em 2017. O Exército norte-coreano realizou um “lançamento repentino” do míssil e que disparou de um ângulo muito pronunciado, segundo a agência KCNA.

Continue a ler esta notícia