A Starbucks, conhecida pelas suas lojas em locais icónicos como castelos medievais e mesquitas históricas, abriu um espaço na Coreia do Sul que oferece uma experiência inesperada: a oportunidade de se saborear um cappuccino, por exemplo, enquanto se observa a zona desmilitarizada e da fronteira com a Coreia do Norte (agora sob lei marcial).
As tensões entre as Coreias não impedem a expansão da cadeia norte-americana, que inaugurou a sua mais recente unidade no Aegibong Peace Ecopark, perto de Gimpo, na fronteira sul-coreana. Em dias de céu limpo, os visitantes podem utilizar telescópios para observar a vida quotidiana na Coreia do Norte.
Além da Starbucks, a cidade também passa a ter uma nova linha de autocarros para transportar turistas até ao parque, depois de passarem por um posto de controlo militar.
“As pessoas costumavam pensar nesta área perto da fronteira com a Coreia do Norte como um lugar escuro e sombrio”, diz Kim Byung-soo, presidente da Câmara de Gimpo, citado pela NBC News. “Mas agora este lugar pode tornar-se um importante destino turístico para a segurança e a paz e que pode ser visto como jovem, brilhante e acolhedor.”