Três dias de festa. Palácio de Buckingham divulga pormenores da coroação de Carlos III - TVI

Três dias de festa. Palácio de Buckingham divulga pormenores da coroação de Carlos III

Rei Carlos III (AP Photo)

Em maio, os britânicos vão ter um fim de semana prolongado para festejar os novos reis, que contará não só com a cerimónia na Abadia de Westminster, mas também com um concerto e ações de voluntariado

O próximo dia 6 de maio será dia de festa no Reino Unido. No sábado, o Palácio de Buckingham divulgou a agenda oficial para a coroação do rei Carlos III, que terá a duração de três dias.

O sábado arranca com a procissão do rei, durante a qual Carlos III e a rainha-consorte vão percorrer as ruas de Londres, do Palácio de Buckingham até à Abadia de Westminster, onde terá lugar o serviço "religioso e solene", conduzido pelo Arcebispo da Cantuária, e onde o casal real será coroado. 

Depois da cerimónia, os reis regressam ao Palácio de Buckingham na procissão da coroação, com mais pompa e circunstância e que antecede o último ato oficial: a saudação de Carlos III e Camilla, a primeira enquanto monarcas, no balcão do palácio, ladeados dos membros da família real.

No domingo, terá lugar o Concerto da Coroação, no Castelo de Windsor, que será transmitido em direto pela BBC, com milhares de bilhetes a serem disponibilizados ao público através de um "sorteio nacional" feito pela emissora, e que terá a participação de “ícones globais da música e estrelas contemporâneas, juntas numa celebração desta ocasião histórica”.

O concerto contará com a presença de voluntários de várias associações de solidariedade no público. “Além das estrelas do concerto, o espetáculo vai contar com uma presença exclusiva do Coro da Coroação”, um coro virtual "composto por cantores da Commonwealth”, assim como a presença de cantores amadores e um coro composto por refugiados, trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, cantores da comunidade LGBTQ+ e intérpretes de língua gestual.

Ainda no domingo, vai decorrer o "Grande Almoço da Coroação", onde vizinhos e comunidades são convidados a unir-se numa “ação nacional de celebração e amizade”, partilhando refeições em espaços públicos como parques, jardins e espaços comunitários enquanto acompanham as cerimónias da coroação.

As festividades terminam na segunda-feira, com o “Big Help Out”, que pretende incentivar a participação em ações de voluntariado, organizado pela The Together Coalition, os Escuteiros e o Royal Voluntary Service. 

Apesar da divulgação do programa das festas, a lista de convidados para a cerimónia ainda não foi divulgada, não se sabendo, por exemplo, se o príncipe Harry e Meghan Markle marcarão presença na coroação. Em entrevista ao jornalista britânico Tom Bradby aquando a publicação do livro "Na Sombra", Harry não se comprometeu com a presença no evento.

"Muita coisa pode acontecer até lá. Mas a porta está sempre aberta. A bola está do lado deles. Há muito para ser discutido e espero mesmo que eles estejam dispostos a sentar-se e a conversar".

Continue a ler esta notícia