Covid-19: reforço da vacina disponível para maiores de 18 anos - TVI

Covid-19: reforço da vacina disponível para maiores de 18 anos

  • Agência Lusa
  • RL
  • 13 jan 2023, 20:11
Vacinação contra a covid-19

População entre os 18 e os 49 anos vai poder tomar a segunda dose de reforço da vacina “mediante decisão individual”

 As pessoas entre os 18 e os 49 anos vão poder receber, a partir dos próximos dias, o segundo reforço da vacina contra a covid-19, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A decisão da DGS consta de uma atualização da norma sobre a campanha de vacinação sazonal contra o coronavírus SARS-CoV-2, que passa a prever o “acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante decisão individual”.

Segundo a direção-geral, na sequência do parecer da Comissão Técnica da Vacinação contra a Covid-19, a administração desta segunda dose de reforço será “operacionalizada nos próximos dias”.

“Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível, no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2022-2023, está vacinada”, referiu ainda a DGS, ao adiantar que, desde setembro, já foram administradas mais de três milhões de doses, maioritariamente aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para "mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco".

“Estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à covid-19”, salientou a DGS, ao reiterar a “importância da vacinação sazonal como a medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno”.

Continue a ler esta notícia