Uma atua no Facebook, a outra tem um email gigante: atenção, estas entidades não têm autorização para exercer atividades de crédito em Portugal - TVI

Uma atua no Facebook, a outra tem um email gigante: atenção, estas entidades não têm autorização para exercer atividades de crédito em Portugal

  • Agência Lusa
  • MM
  • 25 jul 2023, 17:43
Notas, dinheiro, euro, poupança. Foto: Adrien Fillon/NurPhoto via Getty Images

Veja o aviso do Banco de Portugal

O Banco de Portugal (BdP) alertou, esta terça-feira, para duas entidades que não estão habilitadas a conceder, intermediar ou efetuar consultoria de crédito.

Em causa está Pauzere Aira Maria, que atua através do perfil da rede social Facebook e que “não está na presente data, nem nunca esteve, habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal”.

O regulador alerta também para a alegada entidade que atua no portal internationalcardservicesbv.com e através do endereço de email emailcontato@internationalcardservicesbv.com, que também não está habilitada para as mesmas atividades.

No caso da segunda, o BdP chama a atenção “para que não seja confundida com qualquer outra denominação parecida”.

O supervisor bancário recordou que a concessão de crédito está reservada às entidades habilitadas a exercê-las, salientando que a lista das entidades autorizadas a concedê-lo, a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria pode ser consultada no ‘site’ do BdP.

O Banco de Portugal registou ainda que tem tido conhecimento de esquemas fraudulentos de uso indevido dos nomes de entidades autorizadas.

“Têm chegado ao nosso conhecimento situações em que o nome de entidades autorizadas é indevidamente utilizado por terceiros em esquemas fraudulentos, pelo que, em caso de dúvida, o Banco de Portugal pode ser contactado através do e-mail info@bportugal.pt”, concluiu o supervisor.

Continue a ler esta notícia