Autarquia portuguesa ajuda famílias carenciadas - TVI

Autarquia portuguesa ajuda famílias carenciadas

Autarquia

Em causa abertura de uma loja social e um programa de refeições

Relacionados
Os 60 parceiros da rede social do Fundão anunciaram esta terça-feira medidas para ajudar as famílias e cidadãos carenciados a enfrentarem a crise, nomeadamente a criação de postos de trabalho, abertura de uma loja social e um programa de refeições.

A Acção Municipal para o Emprego consiste na criação de uma bolsa de emprego «destinada a reforçar os meios humanos de suporte nas diversas entidades que prestam serviços de acção social no concelho», disse Manuel Frexes, presidente da autarquia, citado pela Lusa.

Medida envolve município e centro de emprego

São os casos de centros de dia, lares e outras associações. A medida vai envolver o município, diversos agentes sociais, o Centro de Emprego e empresas.

«Esperamos poder criar 50 a 60 empregos em misericórdias e outras associações com fins sociais», afirmou o autarca, acrescentando que «o mercado social de emprego é o que está mais capacitado para acolher pessoas».

Para Março está prevista a abertura de uma loja social, junto à capela de São Francisco.

O espaço vai acolher todo o tipo de donativos, como roupas, alimentos, brinquedos, mobiliário ou electrodomésticos, ficando também responsável pela sua distribuição.

Câmara ajuda apagar uma centena de rendas

Fundo de arrendamento: Famílias com redução superior a 20% dos encargos

Paralelamente, está prevista a criação de um Banco de Voluntariado para colocar as medidas em funcionamento, bem como para apoiar um Programa de Refeições a famílias carenciadas.

«As refeições já estão a funcionar na Misericórdia, onde já chegam a ser oferecidas mil por mês», bem como nalgumas aldeias como Bogas de Baixo, Janeiro de Cima ou Enxames.
Continue a ler esta notícia

Relacionados