O ministro da Defesa da Croácia, Mario Banozic, foi demitido do cargo na sequência de um acidente rodoviário provocado por si, em que uma pessoa morreu e ele próprio ficou gravemente ferido, anunciou o primeiro-ministro, Andrej Plenkovic.
O acidente ocorreu quando Mario Banozic procurava ultrapassar um camião e embateu numa carrinha que vinha em sentido contrário, segundo as autoridades.
O condutor da carrinha morreu no acidente e Banozic foi hospitalizado com ferimentos graves.
"Demiti o ministro Banozic do cargo de ministro da Defesa, tendo em conta as circunstâncias extraordinárias", declarou o primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, pouco depois de terem sido publicadas as primeiras informações sobre o acidente, ocorrido no leste da Croácia.
O acidente ocorreu por volta das 06:00 locais (05:00 em Lisboa) e Banozic, de 44 anos, conduzia a sua viatura pessoal e viajava sozinho e as condições meteorológicas caracterizavam-se por chuva e baixa visibilidade devido ao nevoeiro na região.
“Expressamos as nossas condolências à família da pessoa que morreu”, disse o porta-voz do Governo Marko Milic na plataforma X (ex-Twitter).
Milic acrescentou que Mario Banozic “não corre perigo de vida”, embora tenha sofrido ferimentos graves. Os médicos disseram que sofreu contusões na cabeça e no cérebro e permanece sob observação, mas está consciente.
A procuradora-adjunta da cidade oriental de Vukovar, Biljana Luburić, disse que foram recolhidas amostras de sangue e urina de Banozic para análise.
O portal de notícias Local Index disse que Mario Banozic aparentemente ia caçar quando teve o acidente.