Nova medida anunciada por Costa deverá reduzir preços dos combustíveis em 13 cêntimos por litro - TVI

Nova medida anunciada por Costa deverá reduzir preços dos combustíveis em 13 cêntimos por litro

Aumento do preço dos combustíveis (Lusa/Tiago Petinga)

Esta descida vai juntar-se à que está em vigor, de 4,7 cêntimos no gasóleo e de 3,7 cêntimos na gasolina

Relacionados

A descida transitória do Imposto sobre os produtos Petrolíferos anunciada, esta quinta-feira, pelo primeiro-ministro, deverá atingir cerca de 13 cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo, apurou a CNN Portugal.

O primeiro ministro, António Costa, anunciou hoje, no debate do programa do Governo, na Assembleia da República, que, enquanto não tiver a autorização de Bruxelas para descer a taxa do IVA sobre os combustíveis de 23% para 13%, irá aprovar uma descida do ISP que produza um efeito equivalemte no preço final dos combustíveis, uma descida que levará a um corte de 13 cêntimos no ISP.

Esta descida junta-se à que está em vigor de 4,7 cêntimos no gasóleo e de 3,7 cêntimos na gasolina.

A medida é transitória e, como tal, quando for conseguida a descida do IVA para 13%, as taxas de ISP deverão retomar o seu valor.

Antes do anúncio desta medida, a CNN Portugal avançou com as previsões possíveis esta quinta-feira para as variações dos preços dos combustíveis na próxima segunda-feira. A decisão, no entanto, é sempre das gasolineiras.

Segundo essas previsões, o preço do gasóleo deverá custar menos 2,5 cêntimos por litro na próxima semana, enquanto a gasolina 95 poderá ficar dois cêntimos mais barata.

Continue a ler esta notícia

Relacionados