Secretário de Estado confessa que enviou SMS sobre o Benfica - TVI

Secretário de Estado confessa que enviou SMS sobre o Benfica

  • 27 set 2018, 21:44

João Paulo Rebelo nega qualquer pressão sobre anterior equipa do Instituto do Desporto, mas confirma que enviou mensagem com contato do benfica quando estava em causa interdição do Estádio da Luz

O secretário de Estado da Juventude e Desporto assumiu esta quinta-feira que enviou uma mensagem a um membro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) com o número de um advogado do Benfica, mas negou pressão.

João Paulo REbelou disse, perante a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, que em momento algum favoreceu o Benfica e contestou as acusações de que foi alvo por parte do ex-presidente do IPDJ, Augusto Baganha.

Sim, enviei a mensagem”, começou por dizer o membro do governo perante os deputados, para depois explicar que o fez após uma reunião com um representante do Benfica, uma entre tantas outras que tem com várias entidades desportivas.

Foi-me pedida uma reunião por um representante do agente desportivo. Não há entidade ligada ao desporto e juventude que procure reunir com o secretário de Estado e não tenha uma audiência. Nessa reunião, foram-me transmitidas preocupações e o que eu fiz foi encaminhar para o IPDJ, que é quem tinha a competência para tratar do assunto”, explicou João Paulo Rebelo.

Interdição em jogo

Em questão estava a interdição do Estádio da Luz, uma vez que o IPDJ tinha considerado nulo o plano de segurança do recinto, o que impedia o Benfica de receber jogos no seu estádio até que esta situação fosse retificada. No seguimento deste esclarecimento perante a comissão, o secretário de Estado explicou que depois da reunião falou com Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, e que esta se mostrou solicita em resolver o assunto.

Eu telefonei à vogal a dizer que tinha recebido o representante desta entidade, que me tinha falado deste problema. E ela respondeu-me: ‘Temos todo o interesse em resolver e vou até marcar uma reunião. O senhor secretário de Estado tem o contacto?’ Eu respondo que sim e enviei-o”, concluiu o dirigente político.

Perante as insistentes perguntas dos vários grupos parlamentares sobre este episódio, João Paulo Rebelo foi perentório: “Onde é que há um problema nisto? A reunião não foi num vão de escada ou num café. Foi no meu gabinete e está na minha agenda. Isto faz parte das minhas ações.”

Orientação estratégica

Já relativamente à demissão de Augusto Baganha do cargo de presidente do IPDJ, a um ano do fim do seu mandato, o secretário de Estado da Juventude e Desporto repetiu as suas declarações anteriores, referindo que a sua decisão se baseia numa nova orientação estratégica para o Instituto e que o governo tomou esta decisão no estrito cumprimento da lei.

João Paulo Rebelo considerou ainda que os argumentos utilizados pelo ex-presidente para descredibilizar o seu despacho na audição parlamentar da passada terça-feira são “um vazio” e um conjunto de “incoerências de quem levanta suspeitas, mas não as concretiza”. Sobre o estado atual do IPDJ, o membro do governo referiu que o organismo, presidido agora por Vítor Pataco, está “em paz com a solução encontrada”.

Depois da audição e quando confrontado com as perguntas dos jornalistas, João Paulo Rebelo voltou a negar qualquer pressão, quer da sua parte quer da parte do Benfica para resolver a questão da interdição do Estádio da Luz, estando por isso de consciência tranquila em todo este processo.

Não há qualquer favorecimento, pelo contrário, há uma defesa intransigente da lei e o garantir que todos estão no cumprimento dessa lei, que era o que não acontecia no passado", concluiu.

Continue a ler esta notícia