Menstruação, menopausa, saúde mental? Esta é a primeira empresa portuguesa a dar um dia extra por mês aos trabalhadores - TVI

Menstruação, menopausa, saúde mental? Esta é a primeira empresa portuguesa a dar um dia extra por mês aos trabalhadores

Mulher

Novo benefício chama-se “Licença de Saúde Mental e de Menstruação”, é para todos os colaboradores e não terá impacto salarial

A empresa portuguesa Feedzai decidiu implementar um novo benefício para todos os colaboradores: a “Licença de Saúde Mental e de Menstruação”. Todos os trabalhadores terão direito a um dia extra por mês sem terem de solicitar férias anuais.

Este benefício vai permitir a todos os colaboradores terem um dia de férias, por mês e sem impacto salarial, destinado ao autocuidado, relacionado com sintomas de saúde física e/ou mental, e/ou sintomas relacionados com a menstruação ou menopausa. Foi a própria empresa que divulgou a informação junto dos órgãos de comunicação social.

Para o novo benefício, não será necessário a apresentação de atestado médico, nem de especificar o motivo pelo qual está a tirar a licença. Quaisquer pedidos serão concedidos automaticamente após a sua receção. 

Dalia Turner, vice-presidente com a área dos Recursos Humanos na Feedzai, explica, no comunicado, que pretendem "promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro, assegurando que satisfazemos as necessidades dos nossos colaboradores e lhes damos as condições necessárias para prosperarem e serem bem sucedidos". "Estamos a implementar este novo benefício porque reconhecemos que algumas das nossas pessoas podem estar a sofrer de sintomas relacionados quer com a sua saúde mental, TPM, menstruação, ou menopausa que podem afetar a sua capacidade de trabalhar".

Esta responsável admite ainda que "a saúde mental e a menstruação podem ser um tema desconfortável ou mesmo tabu no local de trabalho, e é importante aumentar a sensibilização para estes temas e assegurar que as nossas pessoas saibam que os apoiamos". "Em conjunto com este benefício, estamos a formar os nossos managers, e a fornecer-lhes a informação de que necessitam para melhor apoiar as suas equipas. Ao implementar este benefício, queremos iniciar a conversa, para eliminar o estigma e assegurar que os nossos funcionários sabem que estes tópicos não são motivo de vergonha".

Mas a decisão da empresa não foi tomada sem ter base em estudos já efetuados na área e divulgados pela própria Feedzai. Segundo a Harvard Business Review, metade dos Millennials e 75% da Geração Z deixaram os seus postos de trabalho no passado por motivos associados à saúde mental, tanto voluntária como involuntariamente, em comparação com 34% dos inquiridos em geral. 

Em Portugal, uma em cada 10 mulheres sofre de endometriose, doença que provoca fortes dores menstruais. De acordo com dados da Organização Mundial de Endometriose, existem 176 milhões de pessoas que sofrem com a doença em todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que a Feedzai apresenta medidas inovadoras para promoção do bem-estar dos seus colaboradores. A empresa já tinha introduzido a semana de trabalho de quatro dias em agosto de 2021 para os mais de 600 colaboradores a nível mundial.  

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE