Documentos confidenciais encontrados na casa de Mike Pence - TVI

Documentos confidenciais encontrados na casa de Mike Pence

  • Agência Lusa
  • 24 jan 2023, 18:11
Mike Pence (Associated Press)

O advogado disse que “Pence não sabia da existência de documentos confidenciais ou classificados na sua residência pessoal”

Documentos marcados como confidenciais foram descobertos na semana passada na residência privada do ex-vice-presidente norte-americano Mike Pence (2017-2021) no estado do Indiana, de acordo com o seu advogado.

“Os registos adicionais parecem ser um pequeno número de documentos com marcas classificadas que foram inadvertidamente encaixotados e transportados para a casa pessoal do ex-vice-presidente no final do último Governo”, disse o advogado de Pence, Greg Jacob, numa carta enviada na semana passada ao Arquivo Nacional, responsável por preservar esse tipo de material.

O advogado disse que “Pence não sabia da existência de documentos confidenciais ou classificados na sua residência pessoal” e que “entende a grande importância de proteger informações sensíveis e classificadas e está pronto e disposto a cooperar plenamente com o Arquivo Nacional e qualquer investigação apropriada”.

Um porta-voz do Departamento de Justiça recusou-se hoje a comentar o assunto.

Pence, que ocupou a vice-presidência norte-americana no Governo de Donald Trump, havia dito à agência Associated Press em agosto que não levou nenhuma informação classificada consigo quando deixou o cargo.

Questionado diretamente se havia retido alguma informação confidencial ao deixar o cargo, Pence respondeu: “Não, não que eu saiba”.

Pence é o novo nome a adicionar à lista de ex-governantes que terão mantido em sua posse documentos confidenciais que deveriam ter sido entregues ao Arquivo Nacional.

Também o atual Presidente, Joe Biden, está sob escrutínio por ter mantido documentos confidenciais da época em que era vice-presidente (2009-2017) e senador (1973-2009) na sua residência privada e num escritório.

O antigo chefe de Estado, Donald Trump, quando saiu da Casa Branca levou consigo caixas inteiras de documentos, embora uma lei datada de 1978 obrigue qualquer Presidente a entregar ao Arquivo Nacional todos os seus documentos de trabalho, em que se incluem cartas e mensagens de correio eletrónico.

Continue a ler esta notícia