Estudo diz que beber café pode ser benéfico para o coração e ajudar-nos a viver mais - TVI

Estudo diz que beber café pode ser benéfico para o coração e ajudar-nos a viver mais

  • CNN
  • Kristen Rogers
  • 2 abr 2022, 11:00
Uma mulher (não envolvida na pesquisa) segura uma chávena de café (Foto: Farknot Architect/Adobe Stock)

 Ao contrário das preocupações entre alguns médicos e o público, beber café pode na realidade proteger o nosso coração e não causar nem agravar os problemas cardíacos. Beber duas a três chávenas de café por dia tem sido associado a um risco 10% a 15% menor de contrair doenças cardíacas, insuficiência cardíaca ou problemas de ritmo cardíaco, ou ainda de morrer precocemente por qualquer motivo, segundo três resumos de investigação publicados na quinta-feira.

“Como o café pode acelerar o ritmo cardíaco, algumas pessoas preocupam-se com o facto de o consumo da bebida poder desencadear ou piorar certos problemas cardíacos. É daí que pode vir o conselho médico geral para deixarmos de beber café”, disse Peter M. Kistler, autor do estudo, num comunicado. Kistler é diretor de investigação de eletrofisiologia clínica no Instituto Baker para o Coração e a Diabetes, e diretor de eletrofisiologia no Hospital Alfred em Melbourne, na Austrália.

“Descobrimos que o consumo de café tem um efeito neutro - o que significa que não faz mal - ou está associado a benefícios para a saúde do coração”, disse Kistler, um dos principais especialistas em arritmia que também é professor de medicina na Universidade de Melbourne e na Universidade Monash. Para todos os estudos, Kistler e os outros investigadores usaram dados do UK Biobank, que acompanha os historiais de saúde de mais de 500 000 pessoas, ao longo de pelo menos 10 anos. Quando se inscreveram neste registo, os participantes disseram como estava o seu consumo de café, numa escala que ia de uma chávena a seis ou mais chávenas por dia.

Os autores do estudo queriam analisar a relação entre beber café e os problemas de ritmo cardíaco (arritmias); as doenças cardiovasculares, incluindo a doença cardíaca coronária, a insuficiência cardíaca e os acidentes vasculares cerebrais; e as mortes totais e relacionadas com o coração entre pessoas com e sem doenças cardíacas.

Beber café e a saúde do coração

O primeiro estudo centrou-se em mais de 382 500 adultos que não tinham doenças cardíacas e que, em média, tinham 57 anos. Os participantes que bebiam entre duas a três chávenas de café por dia tinham o menor risco de desenvolver mais tarde os problemas cardíacos em que o estudo se centrava, descobriram os investigadores.

As pessoas que bebiam à volta de uma chávena de café por dia tinham o menor risco de sofrer um enfarte ou de morrer com uma doença cardiovascular.
Outro estudo analisou as relações entre diferentes tipos de café - moído com cafeína, instantâneo com cafeína e descafeinado - e os mesmos resultados de saúde. Se o descafeinado era moído ou instantâneo não foi especificado, disse Kistler por e-mail. “Suponho que pode ter havido uma ideia de que o café 'instantâneo', mais barato, pode ser menos benéfico do que o café 'moído', que pode ser visto como 'mais puro', mas esse não foi o caso no nosso estudo”, acrescentou.

Beber entre uma a cinco chávenas de café moído ou instantâneo por dia foi associado a menores riscos de arritmia, doença ou insuficiência cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais. Beber duas a três chávenas de qualquer tipo de café, todos os dias, foi associado a um menor risco de morrer precocemente ou de uma doença cardíaca.

Os participantes analisados num terceiro estudo foram aqueles que já apresentavam arritmia ou algum tipo de doença cardiovascular. Para as pessoas com doenças cardiovasculares, nenhum nível de ingestão de café foi associado ao desenvolvimento de arritmia. Entre os adultos com arritmia, a ingestão de café - especialmente de uma chávena por dia - foi associada a um menor risco de morte prematura.

“Os médicos geralmente têm alguma apreensão no que toca às pessoas com doenças cardiovasculares conhecidas ou arritmias continuarem a beber café, portanto, no geral, erram por cautela e aconselham as pessoas a parar de beber completamente, devido ao medo de que isso possa desencadear ritmos cardíacos perigosos”, disse Kistler na declaração. “Mas o nosso estudo mostra que a ingestão regular de café é segura e pode fazer parte de uma dieta saudável para as pessoas com doenças cardíacas.”

David Kao, no entanto, diz por e-mail que não “acha que haja informações suficientes nesses resumos para apoiar tal afirmação”. Kao não esteve envolvido na investigação e é professor associado nos departamentos de cardiologia, bioinformática e medicina personalizada da Universidade do Colorado Anschutz.
“É muito importante perceber o que foi ajustado na análise”, disse Kao, que também é diretor médico do Clínica para a Medicina Personalizada do Colorado.

“O mais óbvio é a idade - se os jovens com menor risco de DCV (doença cardiovascular) bebem mais café, o aparente benefício do café pode refletir apenas o efeito da idade. Os autores não mencionam o que foi ajustado, portanto, é importante sermos cautelosos.” O comunicado de imprensa para as análises, no entanto, disse que os investigadores controlaram fatores como o exercício, o consumo de álcool, o tabagismo, a diabetes e a tensão arterial elevada, pois eles podem influenciar a saúde e a longevidade do coração. Mas os autores não tiveram qualquer controlo sobre os fatores dietéticos.

“O problema é que o princípio de estudos como este será sempre vulnerável a algo a que chamamos viés de seleção - quando as pessoas que bebem cinco chávenas de café por dia podem ser fundamentalmente diferentes das pessoas que bebem uma chávena por dia ou que bebem descafeinado”, disse Lee Schwamm, vice-presidente da experiência digital do paciente e do cuidado virtual no Hospital Mass General Brigham, em Boston. Algumas pessoas sentem efeitos negativos depois de beberem café, se forem mais sensíveis, enquanto que outras bebem expressos antes de dormir e adormecem logo, disse ele.

As análises “fornecem mais evidências de que o consumo moderado de café não aumenta o risco de doença cardíaca e não precisa de ser interrompido se a pessoa tiver uma doença cardíaca, mesmo que tenha um ritmo cardíaco anormal”, disse Kao. O estudo será apresentado na 71ª Sessão Científica anual do American College of Cardiology, a 2 e 3 de abril. 

O que as pessoas com problemas cardíacos devem saber

A investigação não estabeleceu uma relação causal entre o consumo de café e o estado de saúde. Mas “há toda uma série de mecanismos através dos quais o café pode reduzir a mortalidade e ter efeitos favoráveis para as doenças cardiovasculares”, disse Kistler no comunicado à imprensa. Se a cafeína é responsável por algum benefício de saúde do café não é ainda claro, disse Kao. “Existem muitos compostos biologicamente ativos no café, especificamente, que podem desempenhar um papel”, disse o professor.

Esses compostos podem ajudar a reduzir a inflamação, inibir a absorção de gordura do intestino, bloquear os recetores envolvidos nos ritmos cardíacos anormais e reduzir o stresse oxidativo, disse Kistler. O stresse oxidativo é um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no corpo. Os radicais livres são moléculas instáveis de fontes ambientais, como o fumo do cigarro ou pesticidas, que podem prejudicar as células do corpo.

Se quer saber se pode tomar café dependendo do risco atual ou futuro de problemas cardíacos, converse com o seu médico, disse Schwamm, que também é professor de neurologia na Faculdade de Medicina de Harvard. “As pessoas não devem interpretar isto como uma aprovação de que beber café irá aumentar a sua esperança de vida”, acrescentou. “De longe, as coisas mais importantes para prolongar a vida e a qualidade de vida destes doentes serão ter um plano realmente cuidadoso estabelecido com o seu médico sobre atividade física, medicamentos para controlar o colesterol, a tensão arterial e o açúcar no sangue, não fumar (entre outras coisas).”

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE