Donald Trump já está no tribunal: "Parece tão surreal" - TVI

Donald Trump já está no tribunal: "Parece tão surreal"

  • CNN Portugal
  • MJC
  • 4 abr 2023, 18:21

Esta é a primeira na história dos Estados Unidos que um presidente é acusado criminalmente

Donald Trump, o primeiro presidente na história dos Estados Unidos da América a enfrentar uma acusação criminal, já está no Tribunal de Manhattan onde irá escutar as acusações contra si. O ex-presidente ergueu o punho ao sair da Trump Tower, antes de ser acompanhado pela polícia e por agentes dos serviços secretos durante o percurso até ao tribunal em Manhattan, em Nova Iorque.

Durante a viagem, publicou uma mensagem na Truth Social: “A caminho de Lower Manhattan, o Tribunal. Parece tão SURREAL — UAU, vão PRENDER-ME. Não posso acreditar que isso está a acontecer na América. MAGA!”

Neste momento, Trump já está no tribunal e sob custódia das autoridades. Aí, teve as suas impressões digitais recolhida. O advogado acredita, no entanto, que ele não será algemado. A indiciação está prevista para as 14:15 locais (19:15 em Lisboa). A audiência com o juiz Juan Merchan deverá ser breve.

Só nessa altura se ficará a saber quais serão os crimes pelos quais o ex-presidente norte-americano será acusado – fontes judiciais citadas pela CNN Internacional referem mais de 30 acusações. Já esta manhã, o advogado de Donald Trump, Joe Tacopina, apareceu na televisão e reafirmou que o ex-presidente não se declararia culpado de acusações menores, mesmo que isso pudesse resolver o caso. 

Prevê-se que o procurador Alvin Bragg dê uma conferência de imprensa no final da audiência, pelas 15:30 locais (20:30 em Lisboa).

Após a acusação, Trump provavelmente terá permissão para voltar para casa na Flórida. Espera-se que faça os primeiros comentários já em Mar-a-Lago às 20:15 locais (pela 1:15 da madrugada em Lisboa). O ex-presidente já rejeitou qualquer sugestão de irregularidade da sua parte e provavelmente intensificará os seus ataques aos promotores depois de ser indiciado.

A investigação do procurador distrital Alvin Bragg incide sobre o pagamento de um suborno no valor de 130 mil dólares  (perto de 120 mil euros) pagos pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen, à actriz de filmes para adultos Stormy Daniels, para que se mantivesse em silêncio acerca de um alegado envolvimento extraconjugal com o empresário. Trump, que sempre negou o affair, queria assim evitar que a história se tornasse pública nas vésperas das eleições presidenciais de 2016. 

advogado Michael Cohen admitiu ter feito esse pagamento. Além de Daniels, Cohen disse que arranjou um pagamento clandestino para outra mulher a pedido de Trump.

O processo montado pelo Ministério Público de Nova Iorque assenta não no suborno, mas na forma como Cohen foi reembolsado por Trump, suspeitando-se que possa ter havido crimes de fraude fiscal ou irregularidades nas contas da campanha do candidato republicano.

Entretanto, já esta tarde, um tribunal federal de apelação de Columbia rejeitou o pedido de Donald Trump para impedir que os seus assessores seniores, no período em que ele era presidente, testemunhassem ao procurador especial Jack Smith nas investigações criminais federais sobre os eventos que levaram à invasão do Capitólio a 6 de janeiro de 2021.

 

Continue a ler esta notícia