"Cartas para Trump". Ex-presidente dos EUA vai publicar livro com correspondência privada com Kim Jong-Un, princesa Diana e Oprah - TVI

"Cartas para Trump". Ex-presidente dos EUA vai publicar livro com correspondência privada com Kim Jong-Un, princesa Diana e Oprah

  • CNN Portugal
  • AM
  • 10 mar 2023, 10:52
Donald Trump (Associated Press)

Livro, que será publicado no próximo mês, vai conter mais de 150 cartas escritas ao longo de mais de 40 anos

"Cartas para Trump". Assim vai chamar-se o livro que vai ser publicado pelo ex-presidente dos Estados Unidos e que contém mais de 150 cartas trocadas com várias personalidades ao longo de mais de 40 anos.

De acordo com o "The Guardian", que cita a Axios, entre a correspondência privada encontram-se missivas de Kim Jong-Un, Hillary Clinton, Richard Nixon,  Oprah Winfrey, Ronald Reagan, Bill Clinton, princesa Diana, Ted Kennedy, Mario Cuomo, Arnold Palmer, Jay Leno, Liza Minnelli e Regis Philbin.

As cartas trocadas com o líder da Coreia do Norte prometem ser a principal controvérsia da obra visto que, em 2018, num comício na Virgínia, Trump revelou que ele e Kim estavam a ser "realmente a ser duros... e, depois", apaixonaram-se. "Apaixonámo-nos, ok? Não, a sério - ele escreveu-me cartas lindas, e são ótimas cartas", afirmou.

Apesar de para o ex-presidente dos EUA as missivas serem apenas cartas de "amor" que quer mostrar ao mundo, o jornal britânico adianta que algumas das cartas trocadas entre Trump e Kim Jong-Un chegaram mesmo a ser uma fonte de problemas quando foram encontradas entre o material que Trump levou para a casa em Mar-a-Lago, na Florida. 

"Que equipa!"

Outra das personalidades que vai ver a sua correspondência privada divulgada vai ser Oprah Winfrey. Em 2000, a apresentadora trocou cartas com Trump e assistiu a uma tentativa de sedução para que a acompanhasse a uma corrida à presidência do Partido Reformista: "Pena não estarmos a concorrer a um cargo. Que equipa!".

A apresentadora terá dito que os elogios que Trump lhe dirigiu num livro anterior a "emocionaram ligeiramente", por uma pessoa como o antigo presidente dos EUA "ter reparado nela". 

No entanto, segundo a Axios, a relação entre os dois parece ter arrefecido. "Infelizmente, desde que anunciei a candidatura à presidência, ela nunca mais falou comigo". 

O livro tem data de lançamento agendada para dia 25 de abril e custará entre 99 dólares (93 euros) e 399 dólares (a cópia autografada - 376 euros). 

Continue a ler esta notícia