Matt Gaetz, congressista da Florida, é o escolhido de Donald Trump para procurador-geral dos EUA. A escolha foi anunciada pelo presidente eleito através de uma publicação no Truth Social esta quarta-feira.
“Poucas questões nos Estados Unidos são mais importantes do que acabar com a armação partidária do nosso Sistema de Justiça”, disse Trump. E acrescentou: “Matt acabará com o governo armado, protegerá as nossas fronteiras, desmantelará as organizações criminosas e restaurará a fé e a confiança dos americanos no Departamento de Justiça".
President-elect Donald Trump has chosen Florida Rep. Matt Gaetz as his pick for attorney general https://t.co/JSBWQogiv8 pic.twitter.com/uIdHrI58eM
— CNN (@CNN) November 13, 2024
O congressista continua a ser investigado pela Comissão de Ética da Câmara dos Representantes por má conduta sexual, tendo a comissão bipartidária afirmado, numa rara declaração em junho, que algumas das alegações contra Gaetz “merecem uma análise contínua”.
O presidente eleito norte-americano deixou ainda elogios a Matt Gaetz. "No Comitê Judiciário da Câmara, que supervisiona o DOJ, Matt desempenhou um papel fundamental na derrota do Rússia, Rússia, Rússia Hoax, e expondo a alarmante e sistémica Corrupção e Armação do Governo. Ele é um defensor da Constituição e do Estado de Direito”, afirmou.
Trump descreveu ainda o novo procurador-geral dos EUA como um “advogado profundamente talentoso e tenaz”. Por sua vez, Matt Gaetz reagiu através do X. “Será uma honra servir como Procurador-Geral do Presidente Trump!”, garaniu.
It will be an honor to serve as President Trump’s Attorney General! pic.twitter.com/dg0iQ0bA6Y
— Matt Gaetz (@mattgaetz) November 13, 2024
O presidente eleito dos EUA já anunciou uma série de nomes que vão formar o poder norte-americano nos últimos dias. Por exemplo, Mike Waltz, representante da Florida no Congresso do partido republicano, será o seu conselheiro de segurança nacional. E Pete Hegseth, um veterano, vai ser o secretário de defesa.