Sondagem dá 23 pontos percentuais de avanço a Ron DeSantis na disputa interna com Trump - TVI

Sondagem dá 23 pontos percentuais de avanço a Ron DeSantis na disputa interna com Trump

  • CNN Portugal
  • MM
  • 14 dez 2022, 12:57
Ron DeSantis

“Republicanos e conservadores independentes querem cada vez mais o trumpismo sem Trump”

Uma sondagem entre os eleitores republicanos e de tendência republicana vem trazer um forte revés nas aspirações de Donald Trump de regressar à Casa Branca. A sondagem do USA Today e da Suffolk University, divulgada esta terça-feira, coloca Ron DeSantis à frente de Trump por uns impressionantes 23 pontos percentuais.

Apenas 31% dos republicanos inquiridos concordam com a indicação do ex-presidente para as eleições de 2024. Por outro lado, 61% prefeririam que outro candidato assumisse para continuar com as políticas de Trump. E há um nome que parece começar a reunir consenso, apesar de não ter apresentado qualquer candidatura: Ron deSantis, atual governador da Florida. A sondagem indica que 56% dos republicanos preferem DeSantis contra os 33% de Trump.

A sondagem vem contrariar uma outra, realizada pela Morning Consult, que dá uma vantagem a Donald Trump por 18 pontos percentuais e vai contrariar também as sondagens divulgadas pelo site FiveThirtyEight, que tem vindo a colocar Trump na frente da corrida dos republicanos à Casa Branca.

David Paleologos, diretor do Centro de Sondagem Política da Universidade de Suffolk, analisa a sondagem divulgada esta terça-feira e a ascensão de DeSantis, em declarações ao USA Today: “Republicanos e conservadores independentes querem cada vez mais o trumpismo sem Trump”.

Ron DeSantis é governador da Florida, cargo onde tem aplicado políticas trumpistas da mais dura linha, sobretudo no que toca à imigração e à educação. Até ao momento, apenas Donald Trump se declarou oficialmente candidato.

Continue a ler esta notícia