Empresas de Donald Trump consideradas culpadas em várias acusações de fraude fiscal - TVI

Empresas de Donald Trump consideradas culpadas em várias acusações de fraude fiscal

  • CNN Portugal
  • RL
  • 6 dez 2022, 21:15
Donald Trump

Em causa está um esquema de 15 anos para defraudar as autoridades fiscais ao não declarar (nem pagar impostos sobre) a remuneração de altos executivos

As duas empresas da Trump Organization foram esta terça-feira consideradas culpadas de várias acusações de fraude fiscal criminal e falsificação de registos comerciais, avança a CNN INTERNACIONAL. Em causa está um esquema de 15 anos para defraudar as autoridades fiscais ao não declarar (nem pagar impostos sobre) a remuneração de altos executivos.

Segundo a CNN, a Trump Corp. e a Trump Payroll Corp. foram consideradas culpadas pelo júri de Manhattan em todas as acusações. Importa referir que Donald Trump e a família não foram acusados neste caso, mas o ex-presidente norte-americano foi várias vezes mencionado durante o julgamento pelos procuradores sobre a sua ligação aos benefícios distribuídos a certos executivos, incluindo apartamentos financiados pela empresa, aluguer de carros e despesas pessoais.

A decisão é conhecida numa altura em que Donald Trump está sob investigação por procuradores federais e estatais pela posse de documentos classificados, bem como pelo esforço para anular os resultados das eleições de 2020 e a veracidade dos registos comerciais e financeiros da Organização Trump.

Além disso, enfrenta um processo de 250 milhões de dólares do procurador-geral de Nova Iorque, que alega que Trump e os filhos adultos estiveram envolvidos numa fraude que durou mais de uma década. O procurador-geral está a tentar impedi-los permanentemente de ter cargos como diretores executivos de uma empresa no estado de Nova Iorque, entre outras penalizações. 

Continue a ler esta notícia