As Câmaras de Lisboa e do Porto captam, naturalmente, muita atenção, mas Coimbra, Viseu, Almada e Moura podem disputar também algum interesse na noite eleitoral.
O PS e o PSD são os partidos que nestas eleições do poder local mais têm a ganhar ou a perder. São também os que mais apostam em deputados.
O PS tem 16 deputados candidatos, o PSD conta com oito, Bloco de Esquerda com seis, CDU com dois, PAN também com dois e o CDS-PP com um.
PORTO
Onze candidaturas apresentaram os nomes que vão encabeçar a corrida à Câmara do Porto, liderada há oito anos pelo independente Rui Moreira, depois de as vitórias das eleições em democracia terem pertencido até então a listas de partidos:
- Rui Moreira (independente que conta com o apoio do CDS-PP, da Iniciativa Liberal, do Nós, Cidadãos!, do Movimento de Cidadania Independente (MAIS) e do Partido da Terra (MPT).
- Tiago Barbosa Rodrigues (PS)
- Vladimiro Feliz (PSD)
- Sérgio Aires (BE)
- Ilda Figueiredo (CDU)
- António Fonseca (Chega)
- Bebiana Cunha (PAN)
- Bruno Rebelo (Ergue-te!)
- Diamantino Raposinho (Livre)
- André Eira (Volt Portugal)
- Diogo Araújo Dantas (PPM)
A sondagem da TVI, realizada pela Pitagórica, coloca Rui Moreira com 52,8% das intenções de voto e o segundo candidato, o socialista Tiago Barbosa Ribeiro, apenas com 15,7%. A confirmar-se, será um resultado esmagador.
LISBOA
A corrida à câmara da capital conta com 12 nomes, uns mais conhecidos do que outros. Entre deputados, eurodeputados e apresentadores, há de tudo um pouco:
- Fernando Medina (coligação PS/Livre)
- Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança)
- Beatriz Gomes Dias (BE)
-Manuela Gonzaga (PAN)
- Bruno Horta Soares (IL)
- Nuno Graciano (Chega)
- Tiago Matos Gomes (Volt Portugal)
- João Ferreira (CDU)
- João Patrocínio (Ergue-te)
- Bruno Fialho (PDR)
- Sofia Afonso Ferreira (Nós, Cidadãos!)
- Ossanda Liber (movimento Somos Todos Lisboa)
Fernando Medina vai, aparentemente, manter o lugar. A primeira sondagem autárquica da TVI dá a vitória a Medina, com 39,8%% das intenções de voto, com uma vantagem de 7,2% sobre o segundo candidato, Carlos Moedas.
Mas, com uma percentagem de indecisos acima dos 20%, esta distância pode tornar-se mais curta.
Em terceiro lugar surge João Ferreira, com 8,5% das intenções de voto, e em quarto Beatriz Gomes Dias, com 6,8%.
COIMBRA
Os candidatos à presidência da Câmara de Coimbra são oito: Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).
No entanto, de acordo com as sondagens que têm sido divulgadas por vários órgãos de comunicação social, a luta tem estado renhida entre os primeiros dois: o atual presidente Manuel Machado e o independente José Manuel Silva.
VISEU
A Câmara de Viseu pertence ao PSD há 24 anos e nestas autárquicas conta com oito candidatos:
- Fernando Ruas (PSD)
- João Azevedo (PS)
- Manuela Antunes (BE)
- Nuno Correia da Silva (CDS-PP)
- Francisco Almeida (CDU)
- Pedro Calheiros (Chega)
- Fernando Figueiredo (Iniciativa Liberal)
- Diogo Chiquelho (PAN)
O município é atualmente liderado por Conceição Azevedo, que assumiu a presidência em abril de 2021, após a morte, devido a complicações de saúde provocadas pela covid-19, de António Almeida Henriques, que liderava a Câmara desde 2013, tendo, em 2017, conquistado 51,74% dos votos (seis mandatos), e o PS 26,46% (três mandatos).
António Almeida Henriques já tinha sido indicado como recandidato pelo partido. O deputado da Assembleia da República Fernando Ruas foi a solução encontrada pelo PSD.
Atualmente, os sociais-democratas têm seis mandatos na câmara e o PS três.
ALMADA
A Câmara de Almada era um dos bens preciosos dos comunistas e tem sido maioritariamente dirigida por mulheres.
Maria Emília de Sousa (CDU) foi presidente desta autarquia ao longo de 26 anos, seguindo-se Joaquim Judas (CDU) entre 2013 e 2017, tendo sido nesse ano eleita novamente uma mulher, Inês de Medeiros (PS).
Este ano, são sete os candidatos autárquicos, dos quais três são mulheres:
- Inês de Medeiros (PS)
- Nuno Matias (Coligação Almada Desenvolvida - PSD, CDS, Aliança, MPT, PPM)
- Joana Mortágua (BE)
- Maria das Dores Meira (CDU)
- Manuel Matias (Chega)
- Vítor Pinto (PAN)
- Bruno Coimbra (IL)
As sondagens têm apontado para uma vitória do PS, mas a CDU aposta aqui muito da sua noite eleitoral. Ainda assim, Inês de Medeiros precisaria do PSD para governar o município.
AMADORA
De acordo com as sondagens, Suzana Garcia, a candidata do PSD com o apoio do CDS-PP, pode conseguir até 30% das intenções de voto, enquanto a atual presidente da autarquia, Carla Tavares, pode ultrapassar os 40%.
Resta saber se o PS consegue ou não segurar a maioria absoluta, numa câmara que está sob o comando socialista há 24 anos.
Caso isso não aconteça, Carla Tavares, que avança para um terceiro e último mandato, já admitiu considerar uma coligação com o PSD.
Desta corrida fazem ainda parte outros candidatos: António Borges (CDU), José Dias (Chega), Carlos Macedo (PAN), Deolinda Martin (BE), Gil Gacia (Movimento Alternativa Socialista - MAS), Henrique Tigo (Partido Popular Monárquico+Reagir Incluir Reciclar) e Nuno Ataíde (Iniciativa Liberal).
MOURA
A Câmara de Moura está numa guerra aberta entre PS, que governou durante quatro anos, e a CDU, que governou durante 20. Ora, no meio deste cenário, abre-se a oportunidade de ser eleito um vereador do Chega.
Cidália Figueira tem 45 anos, é natural de Moura, e é também a cabeça de lista do partido de André Ventura à Câmara Municipal.
Jerónimo de Sousa rejeitou estar preocupado com a presença do Chega no Alentejo, considerando que referências sobre essa possibilidade são um “manifesto exagero” e que o partido de André Ventura vive dessa atenção.