Reportagem Joana Reis | Imagem Pedro Batista, João Paulo Delgado, João Franco e João Pedro Matoso | Edição de Imagem João Pedro Ferreira
Pela primeira vez, uma televisão mostra o arquivo de José Pacheco Pereira, o mais público dos arquivos privados de Portugal. São 5 km de arquivo e de segredos sobre a vida do país e dos seus protagonistas nos últimos 50 anos, guardados na pequena vila ribatejana da Marmeleira.
A reportagem da TVI revela como funciona o projecto, os apelos para que não se deixe escapar um único papel da casa dos portugueses e a rede de voluntários que dão vida ao Ephemera - um trabalho diário, pela memória de todos. Ilustres ou anónimos.
O arquivo de José Pacheco Pereira pretende retratar a vida política contemporânea de Portugal e de vários outros países nos últimos 200 anos. Para além de milhares de livros, revistas e documentos inclui uma colecção única de centenas de objectos essencialmente ligados à propaganda dos partidos políticos e a inúmeras manifestações que decorreram no país e no estrangeiro.