Português viajava em veleiro com 200kg de cocaína. Foi detido em alto mar perto das Ilhas Canárias - TVI

Português viajava em veleiro com 200kg de cocaína. Foi detido em alto mar perto das Ilhas Canárias

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 23 fev, 23:13
Cocaína (GettyImages)

As autoridades espanholas intercetaram o veleiro a oeste das ilhas Canarias, apesar de o sistema de geolocalização estar desativado

Um português foi detido depois de ter sido intercetado num veleiro, que transportava oito fardos com cerca de 30 quilos de cocaína cada, em alto mar, perto das Ilhas Canárias, de acordo com fontes das forças policiais espanholas.

A operação conjunta entre a Guarda Civil e a Polícia Nacional espanhola permitiu intercetar, a oeste das Ilhas Canárias, este veleiro, de bandeira venezuelana, segundo fontes ligadas ao processo citadas pela agência Europa Press.

O veleiro foi localizado, apesar de o sistema de geolocalização estar desativado, situação que levantou suspeitas aos investigadores.

Depois de ter sido intercetado, as autoridades espanholas constataram que estava a bordo apenas um tripulante, de nacionalidade portuguesa, que transportava oito fardos de cerca de 30 quilos de cocaína cada.

A droga e o detido foram transferidos para o navio-patrulha do Serviço de Vigilância Aduaneira 'Petrel', que está a caminho do porto de Vigo, na Galiza.

Quando foi realizada a operação de reboque para levar o veleiro para Tenerife, este afundou, pelo que a embarcação da Vigilância Aduaneira rumou para a costa galega, onde tem a sua base.

Continue a ler esta notícia