Sócrates: crise exige resposta europeia em conjunto - TVI

Sócrates: crise exige resposta europeia em conjunto

José Sócrates (LUSA)

Primeiro-ministro lembra que «Portugal cumpriu os seus compromissos com Bruxelas»

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, defende que todos têm «um contributo a dar» para ultrapassar a «crise da dívida soberana» europeia que, salientou, é «sistémica» e exige uma resposta «em conjunto», cita a Lusa.

«Em Maio na reunião do Conselho [Europeu], todos os membros do Conselho tomaram uma decisão para fazer face à crise da dívida soberana. Essa decisão foi que todos nos devemos empenhar e todos temos um contributo a dar para a resolução dessa crise: os Estados-membros, o Banco Central Europeu, a Comissão», lembrou, no final de uma audiência com o chanceler austríaco, Werner Faymann.

«Foi isso que fizemos e é assim que se responde a uma crise sistémica, não individualmente, mas em conjunto», reforçou.

José Sócrates salientou ainda que Portugal «cumpriu a sua parte» face aos compromissos que assumiu em Bruxelas.

«Quero dizer-vos é que Portugal tem muito orgulho em poder dizer que cumpriu a sua parte em 2010 (¿) em Maio Portugal comprometeu-se em reduzir o seu défice orçamental em dois pontos percentuais. Pois estou em condições de vos dizer que será maior essa redução», reafirmou.

Ladeado pelo chanceler austríaco, o primeiro-ministro afirmou ainda que está a ser preparada «uma resposta no próximo Conselho Europeu» à crise com que a Europa se debate.
Continue a ler esta notícia

Relacionados