Transportes: dívidas das autarquias rondam 60 milhões - TVI

Transportes: dívidas das autarquias rondam 60 milhões

Dinheiro

Dívidas de algumas autarquias atingiram «proporções preocupantes», diz ANTROP

Relacionados
As dívidas das autarquias aos operadores de transportes rondam os 60 milhões de euros, segundo um levantamento feito pela Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP).

Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP, disse esta sexta-feira à agência Lusa que entregou ao secretário de Estado dos Transportes a relação dessa dívida e que a associação tem vindo a desenvolver esforços e iniciativas tanto junto do Governo como da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para tentar encontrar uma solução.

O presidente da ANTROP frisou que existem grandes diferenças operador a operador, com situações muito díspares, mas confirmou quem em algumas autarquias a dívida atingiu «proporções preocupantes».

Luís Cabaço Martins disse ter encontrado junto do secretário de Estado dos Transportes «disponibilidade para contribuir para a resolução do problema», esperando que, juntamente com a ANMP, se encontrem soluções para alguns casos que são «graves».

No seu entender, é preciso encontrar formas de financiamento que ajudem a saldar as dívidas antigas, a maior parte respeitante a transporte social, mas também garantir a continuidade deste serviço no futuro.

«É necessário limpar a dívida passada, que é muito preocupante porque afecta a tesouraria das empresas e muitas estão no fio da navalha», disse, declarando-se confiante de que o Governo e a ANMP estão empenhados em encontrar uma solução.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE