Risco da dívida lusa recupera com plano de ajuda à Grécia - TVI

Risco da dívida lusa recupera com plano de ajuda à Grécia

Euro

Portugal e Espanha beneficiam da garantia da União Europeia, que irá intervir, caso necessário, para auxiliar o governo de Atenas

O custo de subscrever a protecção para um eventual incumprimento da dívida portuguesa apresenta esta segunda-feira uma das maiores descidas entre os países emitentes de dívida soberana, apenas atrás da Grécia, num movimento que também beneficia a vizinha Espanha.

Risco de incumprimento da Grécia baixa graças a ajuda

Os Credit Default Swaps (CDS) sobre obrigações de Portugal registavam [às 11h30] uma melhoria superior a oito por cento, para 144,95 pontos, de acordo com os dados da CMA Vision, em reacção à garantia que a União Europeia intervirá, caso necessário, para auxiliar a Grécia.

O risco do país helénico é precisamente aquele que mais cai no mundo, apesar da Grécia continuar a figurar na lista dos dez países do mundo com maior risco de incumprimento da dívida, que é liderada pela Venezuela.

O pacote de 30 mil milhões de euros de ajuda à Grécia fez com que o risco da dívida grega caísse para os 355 pontos base, depois de ter atingido um novo máximo histórico na semana passada e ter ficado nos 409 pontos no fecho de sexta-feira.
Continue a ler esta notícia