75% das casas são compradas a pronto - TVI

75% das casas são compradas a pronto

Casa

Dificuldade de acesso a crédito dificulta venda de casas e baixa preço dos imóveis. Comprar para arrendar é um bom investimento

Está a aumentar a compra de casas sem recurso ao crédito. Em cada quatro imóveis, três são comprados a pronto pagamento, revelam as principais imobiliárias do mercado português, citadas pelo «Jornal de Negócios».

Os imóveis são adquiridos por particulares que procuram rendibilizar as poupanças, tirando partido dos baixos preços. A ideia é a de capitalizar o investimento, arrendando.

«A percentagem de imóveis pagos a pronto é de 75%, ou seja, três em cada quatro casas vendidas pela ERA não têm financiamento bancário. Um cenário totalmente contrastante com o existente há cinco anos, em que a percentagem de compras sem crédito era inferior a 10%», disse o diretor geral da ERA Portugal, Miguel Poisson.

Na REMAX, 60% das transações são feitas sem recurso a crédito, disse a CEO, Beatriz Rubio. Na Cnetury21, o administrador Ricardo Sousa diz que são 55%.

As imobiliárias explicam fenómeno com a falta de crédito. Os bancos fecharam a torneira do financiamento nos últimos anos, cobrando spreads cada vez mais proibitivos. Sem possibilidade de adquirir uma habitação, devido às difíceis condições de crédito, muitas famílias voltaram-se para a alternativa: arrendar. Por isso, para quem pode comprar casas sem recorrer a empréstimos, adquiri-las para as arrendar, é cada vez mais um bom negócio.

Por outro lado, como é cada vez mais difícil vender as casas, as construtoras acabam por baixar os preços, fazendo desta uma boa altura para investir em imobiliário: além de se conseguir comprar os imóveis mais baratos, conseguem-se arrendar com maior facilidade.
Continue a ler esta notícia