Crédito vai ficar mais caro e exigente. Saiba aqui porquê - TVI

Crédito vai ficar mais caro e exigente. Saiba aqui porquê

ulrich

Presidente do BPI diz que mercado está fechado para Portugal

O acesso ao crédito vai continuar a ficar mais caro e mais exigente para as famílias portuguesas, e também para as empresas e para o pais. Esta é a opinião do presidente de um dos maiores bancos privados do pais.

«Podemos estar a semanas de pedir ajuda ao FMI»

Portugal não tem como se financiar

«Nos últimos 12 meses, o crédito ficou mais caro e os bancos são mais exigentes» e «vai continuar», disse Fernando Ulrich, à margem da conferência da revista Exame.

Para o presidente do BPI, estas condições vão ser fruto das condições cada vez piores que o pais tem tido em se financiar lá fora. No entanto, sublinha: «Para quem já tem crédito - com spreads fixos -, está baratíssimo» e esses «não têm grandes preocupações», até porque a taxa de juro «se deve manter em níveis baixos».

Os problemas vão assim prender-se com quem quiser um novo crédito. «Desde o Verão de 2007, o nosso problema é de excesso de dívida, que tem de ser reduzida. E nós, não temos feito nada para isso. O que mercado nos está (agora) a dizer é que não está disponível para nos deixar aumentar a dívida», afirmou Fernando Ulrich, que considera que Portugal nao tem como se financiar desde Janeiro.
Continue a ler esta notícia