Uma viagem no Metropolitano de Lisboa ficará 10 cêntimos mais cara a partir de 1 de Fevereiro no sistema «zapping», passando dos actuais 1,05 para 1,15 euros. Isto no dia em que ficou decidido
não fixar serviços mínimos na greve de 2 de Fevereiro.
Segundo informação da empresa, o novo bilhete simples - comprado isoladamente - custará 1,25 euros e o título válido por um dia para metro e CP, sem limite de viagens, aumenta para cinco euros, ou seja 40 cêntimos mais do que actualmente.
O metropolitano criou o bilhete de uma viagem válido para toda a rede para os «clientes ocasionais», para substituir os títulos de uma e duas zonas.
Quem adquirir os bilhetes para uma ou duas zonas antes de 1 de Fevereiro poderá continuar a utilizar, informa o metro.
Na zona urbana de Lisboa passa a poder ser usado um único passe, o Navegante, que inclui viagens no metro, na Carris e na CP.
Com o novo passe, que custa 35 euros mensais, os passageiros podem viajar nos seguintes percursos da CP: Belém-Cais do Sodré (linha de Cascais), Benfica-Rossio e Benfica-Oriente (linha de Sintra), Oriente-Santa Apolónia (linha de Azambuja) e Alcântara Terra-Oriente (linha de cintura).
Os passes do metro e da Carris deixam de estar disponíveis para os clientes que os queiram comprar pela primeira vez, porém os passageiros que tenham carregado os seus cartões Lisboa viva podem continuar a usar até ao final do ano.
Os possuidores dos cartões Lisboa viva que optem pelo Navegante vão ter descontos de três euros em cada carregamento até 31 Dezembro.
A partir de 1 de Janeiro de 2013 apenas o Navegante poderá ser usado.
Os preços para o Navegante urbano 30 dias é de 35 euros e o Navegante rede 30 dias são de 40 euros. O passe de rede pode ser usada nas agora designadas zonas um e dois (Odivelas e Amadora).
Para recarregamentos do metro urbano 30 dias, o custo é de 29 euros e o metro rede 30 dias é de 35 euros.
Preço único para as duas zonas
Uma viagem comprada através do sistema zapping, a partir de 1 de Fevereiro, é válida para as duas zonas da rede do Metro de Lisboa.
Na actualização do preço dos títulos, o cartão Viva Viagem/Sete Colinas passa a ter um carregamento mínimo de cinco euros, em vez dos actuais dois, e mantém-se as opções de 10 e 15 euros.
Na lista actual, um carregamento de cinco euros tem um bónus de 0,15 cêntimos, ao de sete euros corresponde uma bonificação de 0,35 cêntimos, para 10 euros é de 0,75 cêntimos e para 15 euros equivale a 1,15 euros.
O Metro de Lisboa explicou também que o novo passe Navegante é carregado no cartão Lisboa Viva, que mantém os preços para o cartão: sete euros e 3,50 euros para os mais jovens (4_18 e sub23).
Metro: viagem fica 10 cêntimos mais cara em Fevereiro
Continuar a ler
VÍDEO MAIS VISTO
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
VÍDEOS MAIS VISTOS