China é a melhor amiga...de Espanha - TVI

China é a melhor amiga...de Espanha

O futuro regressa ao passado

Zapatero considera que é muito importante o apoio financeiro chinês à recuperação económica do seu país

Relacionados
O presidente do Governo espanhol, José Luís Zapatero, disse que a China é a melhor amiga da Espanha e considerou «muito importante» o apoio financeiro chinês à recuperação económica do seu país.

«A nossa relação política está numa boa fase», afirmou José Luís Zapatero na quinta-feira, quando se encontrou com o presidente chinês, Hu Jintao, na ilha de Hainan, no sul da China.

Depois de ouvir Hu Jintao tratá-lo como «velho amigo», Zapatero referiu que «o primeiro-ministro Wen Jiabao diz sempre que a «Espanha é a melhor amiga da China dentro da União Europeia».

«O apoio chinês à Espanha é muito importante. A China é a melhor amiga da Espanha», acrescentou citada pela Lusa.

Zapatero deslocou-se a Hainan para participar, pela primeira vez, no Fórum Boao, o «Davos asiático», criado há uma década por políticos, empresários e académicos da região, e que este ano contou também com a presença dos líderes da China, Brasil, Rússia e África do Sul.

Antes de chegar àquela ilha tropical, o presidente do governo espanhol esteve em Singapura e em Pequim para tentar abrir novos mercados para as empresas de Espanha e atrair mais investimentos, nomeadamente na área financeira.

Em Pequim, Zapatero agradeceu a «confiança da China na economia espanhola neste tempo de dificuldades», salientando que a percentagem da sua dívida soberana detida por aquele País triplicou, para 12%.

«Devo realçar que a China mostrou confiança em Espanha neste tempo de dificuldades, o que foi um factor importante para gerar estabilidade, solvência e confiança. Em poucos meses ganhámos a confiança dos mercados, investidores e organismos internacionais», disse.

O presidente do governo espanhol não especificou o montante dos títulos do tesouro de Espanha comprados pela China, indicando apenas que a sua percentagem subiu de 4% para 12% e deverá continuar a aumentar.

Zapatero destacou que as relações com a China são «uma grande prioridade para Espanha» e anunciou a assinatura de oito contratos e acordos de cerca de 1.000 milhões de euros entre empresas dos dois países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados