Fundo europeu devia ser quintuplicado - TVI

Fundo europeu devia ser quintuplicado

Gordon Brown (REUTERS)

É a opinião de Gordon Brown

A Zona Euro deveria multiplicar por cinco o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FESF) para fazer face à crise. Foi o que defendeu o antigo primeiro-ministro britânico Gordon Brown, depois de a Eslováquia ter chumbado as alterações ao fundo europeu acordadas em Julho pelos líderes europeus.

«O fundo de estabilidade europeu é de apenas 400 mil milhões de euros. A maior parte das pessoas, como eu, são da opinião de que os recursos necessários para resistir à pressão estão mais na ordem dos 2.000 milhões de euros», declarou o antigo primeiro-ministro britânico perante um fórum económico na capital sul-coreana Seul.

Para Gordon, os europeus devem bater à porta da China e dos países ricos em petróleo para aumentar o fundo, pois a salvação da Europa é do interesse de todos. «Se a Europa não crescer nos próximos cinco anos, o resto do mundo sofrerá».

Os esforços da zona euro para ajudar a Grécia e limitar as consequências da crise da dívida foram prejudicados na terça-feira pela recusa dos deputados eslovacos em reforçar o FESF.

Para entrar em vigor, o alargamento do FESF deve ser ratificado pelos 17 países da Zona Euro. Membro desde 2009, a Eslováquia foi o único dos países que não chegou a acordo. Malta deu luz verde ao acordo na segunda-feira à noite.
Continue a ler esta notícia