Quem for da área da gestão ou da economia e estiver à procura de trabalho tem a oportunidade de encontrar um na 17.ª edição da Feira de Emprego da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que decorre hoje e quarta-feira, pela primeira vez com entrevistas individuais flash de cinco minutos. No total, meia centena de empresas estão a recrutar.
“Organizada a 100% por estudantes” - conforme garante a FEP Junior Consulting, empresa júnior de consultoria daquela faculdade que organiza o evento -, a 17.ª FJC Porto de Emprego terá este ano como novidade o Speed Recruitment.
22 alunos terão a oportunidade de participar individualmente numa entrevista ‘flash’ [curta] com 22 empresas, em períodos de cinco minutos”, da qual a organização acredita que “grande parte sairá com oportunidades de emprego ou estágios e novas fases de entrevistas”.
O Speed Recruitment decorrerá hoje, segundo os promotores da feira, que é organizada em parceria com o Serviço de Relações Externas e Integração Académica da FEP e contará com a participação de empresas “de distinção nacional e âmbito internacional”, como Sonae, PWC, Deloitte, Decathlon, KPMG, EY, Cofina, Sonae IM, Unilever – Jerónimo Martins, Lidl, Continental, Calzedonia Group, Nos, Santander Totta ou Leroy Merlin.
Também representadas estarão a Ageas, BNP Paribas, Cabify, Cofina, Colep, CTT, Decathlon, EDP, EDP Renováveis, Fidelidade, Galp, Gestamp, Grupo JAP, Hilti, KLOG – Transport Solutions, Lactogal, LKW Walter, L’Oréal Portugal, Lusiaves, Nestlé, Oriflame e Parfois, entre outras.
Promovida desde 2001, a FJC Porto de Emprego (designada ‘Job Shop’ entre 2001 e 2003) permite às empresas divulgar informação na área de emprego e da formação profissional, nomeadamente ofertas de estágios, ações de formação e recrutamento, tendo contado na edição de 2016 com 45 empresas participantes e com a visita de mais de seis mil estudantes.
Criada em 1997, a FEP Junior Consulting (FJC) é uma júnior empresa sediada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto que reclama ser “a única júnior empresa em Portugal com certificação de qualidade” e cujo objetivo é “promover uma aproximação entre o mundo académico e empresarial através da prestação de serviços de consultoria como estudos de mercado e planos de negócios”.
A FJC assume-se como uma empresa sem fins lucrativos, cujas receitas obtidas são investidas na formação dos seus membros, o que lhe permite “garantir os preços mais competitivos do mercado”.