Acordo na Grécia é «muito benéfico» para Portugal - TVI

Acordo na Grécia é «muito benéfico» para Portugal

Vítor Gaspar

Vítor Gaspar diz que este é um «importante elemento de credibilização e estabilização»

Para o ministro das Finanças português, o acordo para o segundo resgate à Grécia será um «importante elemento de credibilização e estabilização» para a área do euro e «muito benéfico para um país como Portugal».

Sublinhando que «não há ainda um acordo» final sobre o resgate, Vítor Gaspar sublinhou ontem, quinta-feira, no final do Eurogrupo, que uma «situação sustentável e credível» para as finanças gregas é um «importante elemento de credibilização e estabilização para a área do euro como um todo, contribui para a melhoria das perspectivas para a área do euro e é um desenvolvimento muito benéfico para um país como Portugal».

A «base de acordo» para um segundo programa de resgate à Grécia é importante para travar a crise da dívida e consiste num «desenvolvimento importante» «para todos os Estados-membros, incluindo Portugal», reiterou, citado pela Lusa.

Os titulares das pastas das Finanças, disse Gaspar, foram informados «em algum detalhe» sobre o acordo firmado entre a troika e as autoridades gregas, sendo que não era objectivo do encontro de ontem dar o aval final ao segundo programa de ajustamento económico no país. Esse «OK» ficou adiado para quarta-feira.

É de esperar agora um «progresso rápido nos próximos dias» com vista a fechar o pacote de assistência.

«Com esse progresso será possível concluir esta questão importante quer para a estabilidade da Grécia quer para a estabilidade financeira da área do euro como um todo».

O sim definitivo da Europa ao novo programa de resgate será formalizado a nível de ministros das Finanças e não de líderes ou chefes de Governo, realçou também Vítor Gaspar.
Continue a ler esta notícia