Obama e Cameron querem resolver crise da dívida europeia - TVI

Obama e Cameron querem resolver crise da dívida europeia

David Cameron

Ambos querem avançar com um plano imediato para resolver problemas que abalam a Zona Euro

Relacionados
O Presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, estão de acordo sobre a necessidade de um «plano imediato» para resolver a crise na Zona Euro, indicou esta quarta-feira Downing Street, avança a AFP.

Os dois dirigentes tiveram uma conversa telefónica na terça-feira à noite sobre a crise da dívida na Europa e o encontro do G20, na Cidade do México.

Durante essa conversa, Obama e Cameron «manifestaram-se de acordo sobre a necessidade de um plano imediato para resolver a crise (na Zona Euro) e restaurar a confiança dos mercados, assim como sobre uma estratégia a longo prazo para assegurar a existência de uma moeda única forte», declarou uma porta-voz do gabinete de Cameron.

O primeiro-ministro britânico já tinha pedido, várias vezes, aos dirigentes da Zona Euro para tomarem «ações decisivas» para resolver esta crise, preocupando-se, principalmente, com o «furacão» que poderá atingir, por contágio, a economia britânica e o seu sistema bancário.

Segundo Downing Street, Cameron deverá deslocar-se na quinta-feira a Berlim para discutir a situação com a chanceler alemã, Angela Merkel.

A Casa Branca já tinha afirmado na terça-feira que espera que a União Europeia adote «medidas rápidas» nas próximas semanas para lutar contra a crise da dívida.

«Os dirigentes europeus parecem agir com sentido de urgência mais pronunciada e nós saudamos isso. Esperamos que a Europa tome medidas rápidas nas próximas semanas» face à crise, declarou Jay Carney, porta-voz de Obama.
Continue a ler esta notícia

Relacionados