Bolsa nacional abre a subir, mas Europa desconfia - TVI

Bolsa nacional abre a subir, mas Europa desconfia

Bolsa

Acordo com privados na Grécia não fecha a porta a mais problemas no futuro. PSI20 é impulsionado por «aval» do BCE

A bolsa de Lisboa abriu esta sexta-feira a valorizar com o índice de referência, PSI20, a subir 0,63 por cento, para os 5.631,65 pontos.

Na quinta-feira, o PSI 20 fechou a sessão a ganhar 1,04 por cento para 5.596,32 pontos, com a Galp em destaque ao subir quase 5 por cento, num dia positivo nas praças europeias.

Já esta sexta-feira de manhã, as bolsas na Europa têm negociado em terreno misto: o acordo com os privados na Grécia não afasta os receios em relação ao futuro; e as eleições do próximo mês podem bem ser um fator de risco para Atenas. Os investidores acreditam ainda que esta troca de dívida pode não ser a última, e que a Grécia volte a precisar desta operação que, nem todos os credores, aceitam voluntariamente.

Títulos da Zon animam

A animar a negociação de ações da empresa liderada por Rodrigo Costa está a notícia, avançada pelo jornal Negócios, de que a Caixa Geral de Depósitos se prepara para vender a participação que detém na Zon, que ronda atualmente os 11 por cento.

O PSI20 seguia a negociar com 13 cotadas em terreno positivo, três inalteradas e quatro positivas.

Os títulos da Zon e do BCP eram os que mais subiam, registando ganhos de 3,45 e 1,84 por cento para 5,11 e 4,1 por cento.

Do lado das perdas, o destaque vai para a Sonae Indústria e para a Brisa, que perdiam 0,73 e 0,13 por cento para 0,68 e 2,38 euros.

Na restante banca, o BES subia 1,06 por cento para 2,61 euros e o BPI recuperava 0,55 por cento para 0,55 euros.

As ações da Galp, do Banif e da Altri seguiam sem alterações.

Os investidores estarão também atentos aos dados de fevereiro relativos ao desemprego nos EUA, depois de em janeiro a taxa de desemprego ter ficado no nível mais baixo dos últimos três anos.

O euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,3239 dólares, enquanto o barril de Brent para entrega em abril que alcançava os 125,52 dólares.
Continue a ler esta notícia