Juros da dívida: nervosismo de volta com corte de rating irlandês - TVI

Juros da dívida: nervosismo de volta com corte de rating irlandês

Gráfico

Juros já negociaram hoje acima dos 6,7%

Relacionados
Os juros da dívida pública portuguesa estão a ser pressionados pelo pessimismo decorrente do corte de rating da Irlanda, em cinco níveis, pela agência de notação financeira Moody`s.

Apesar de os líderes europeus terem aprovado a criação de um mecanismo permanente de socorro aos países mais endividados - uma medida que entrará em vigor a partir de 2013, para agilizar a eficácia de prováveis resgates e também tranquilizar os mercados -, o corte na classificação da dívida irlandesa trouxe de volta o nervosismo, com os juros da dívida portuguesa a subir, tendo já negociado esta sexta-feira nos 6,714%.

Por esta hora já se sente algum alívio, depois da intenção reafirmada de a União Europeia estar disposta a tudo para defender o euro e garantir a estabilidade da moeda. Ainda assim, os juros estão nos 6,558%.

Embora ainda relativamente longe do máximo de 7,51% alcançado a 11 de Novembro, os mercados não estão a dar sinais de confiança em Portugal, uma vez que os juros têm negociado sistematicamente acima dos 6%.

Unicredit: Portugal vai pedir ajuda ao FMI em 2011

Merrill Lynch também aposta no resgate
Continue a ler esta notícia

Relacionados