PSI20 recua  para valor mais baixo desde finais de 1996 - TVI

PSI20 recua para valor mais baixo desde finais de 1996

Cenário desolador nas bolsas europeias. Atenas fechou a perder mais de 4%

Relacionados
O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, encerrou esta segunda-feira a sessão a perder 1,94% para 5.078,60 pontos, penalizado pelos pesos pesados EDP, BES e Galp Energia.

O valor de fecho do PSI20 na sessão de hoje é o mais baixo desde dezembro de 1996 e a queda registada em termos percentuais (1,94%) é a mais alta registada desde 6 de março deste ano.

A queda do BES (4,5%) está diretamente relacionado com o fato de terem sido admitidas à negociação ações do aumento de capital, o que leva obviamente a uma queda na cotação das ações.

O BCP caiu também quase 2% e vale apenas 0,10 € por acção.

Na Europa, o dia foi negro, com os investidores muito nervosos com os sucessivos falhanços nas negociações na Grécia para formar um governo de coligação.

Numa altura em que nem Espanha nem Itália são motivos de contentamento, com a emissão de juros da dívida a voltar a subir.

Atenas caiu 4,3%, Milão 2,74%, Madrid 2,7%, Paris 2,3% e Frankfurt quase 2%.

A possível saída de Atenas do euro, que o Nobel da Economia Paul Krugman até já considera que acontecerá em apenas um mês casou um verdadeira alarme nos mercados bolsistas, quando se calcula que a Grécia não terá dinheiro para pensões e salários dos funcionários públicos já a partir de Junho, caso não receba a próxima tranche de ajuda.

Nesta maré, os dois leilões de dívida, em Espanha e Itália, também não correram bem: apesar de ambos terem conseguido colocar a dívida no mercado, pagaram juros mais altos para se financiarem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados