Menezes: «Patriotismo do Governo caiu por 300 milhões» - TVI

Menezes: «Patriotismo do Governo caiu por 300 milhões»

Menezes lança desafio a Sócrates

Ex-líder do PSD disse que a venda da participação da PT na brasileira Vivo à Telefónica «é de bradar aos céus»

O ex-líder do PSD Luís Filipe Menezes disse esta quarta-feira que «o patriotismo do Governo caiu em 15 dias por 300 milhões de euros», considerando que «devia explicar o que aconteceu para alterar a sua visão de forma tão radical».

«A questão essencial é perguntar se, para o Governo, o patriotismo vale 300 milhões de euros, porque foi accionada a golden share contrariando uma decisão da assembleia-geral para um venda que se realizava por 7,15 mil milhões de euros e agora o Governo diz que é fantástica uma venda por 7,5 mil milhões», disse à Lusa Luís Filipe Menezes.

Para o social-democrata a venda da participação da PT na brasileira Vivo à Telefónica «é de bradar aos céus».

Luís Filipe Menezes realçou que «as condições do negócio são bem mais gravosas em relação a prazos de pagamento» do que a proposta aprovada pelos accionistas a 30 de Junho e que o Governo vetou.

«O Governo devia explicar ao país o que mudou para alterar uma posição de política económica e da sua visão de soberania de uma forma tão radical», defendeu o também presidente da Câmara de Gaia.

Para o ex dirigente social-democrata, o acordo para a entrada na empresa de telecomunicações brasileira não é suficiente para explicar «a mudança de posição»: «Uma coisa é ter uma posição hegemónica numa empresa estratégica de telecomunicações no Brasil e outra é ser um parceiro menor em outro grupo».

«É evidente que a Portugal Telecom sai fragilizada deste negócio. É óbvio e manifesto», acrescentou.
Continue a ler esta notícia