Não deve comprar, mesmo apesar de ser o melhor smartphone. O conselho é da revista especializada Consumer Reports e o produto «chumbado» é o iPhone 4 da Apple.
É que se esta agência norte-americana de avaliação de produtos considera que este é o melhor telemóvel inteligente, dá-lhe ao mesmo tempo uma classificação de 76 pontos em 100 possíveis. Os problemas de captação de rede não deixam margem para uma melhor pontuação e devem-se, diz a Consumer Reports, a um problema de projecto, ou seja, de concepção do aparelho.
O melhor e o pior do iPhone 4 aqui
O iPhone 4 é «excelente» na navegação Web, em termos de ecrã, multimédia e bateria; é «muito bom» nas chamadas e mensagens e «bom» na qualidade da voz». Mas é também um dos telemóveis com mais probabilidade de ter problemas de cobertura de rede que não têm origem em erros de programação, como diz a Apple. Nada de culpar o software. Parece que a culpa está mesmo no hardware.
Solução «caseira» para as falhas de rede
A revista pôs mãos à obra e avaliou três terminais de diferentes lojas de Nova Iorque. E a conclusão a que chegou foi que quando se toca na antena da parte inferior esquerda do iPhone (o que acontece especialmente com esquerdinos) «o sinal enfraquece significativamente e pode provocar a perda de conexão se está numa zona com uma cobertura débil. Por estes problemas, não podemos recomendar o iPhone 4».
iPhones 4 derretem e queimam utilizadores
Apple falhou há 20 anos. E se voltar a errar com o iPhone 4?
A Consumer Reports mudou de opinião, já que no início do mês disse não haver motivo para desaconselhar a compra do aparelho. Mas deixou uma sugestão, depois de aplicar uma nova solução nos smartphones que serviram de teste: envolver a antena em fita adesiva. «Pode não ser bonito, mas funciona».
Revista especializada desaconselha compra do iPhone 4
- Redação
- VC
- 13 jul 2010, 15:43
Consumer Reports atribui problemas de captação de rede a um erro de projecto. Mas considera o novo telemóvel da Apple o melhor «smartphone»
Continue a ler esta notícia