Sub-25: nova geração de mulheres empreendedoras - TVI

Sub-25: nova geração de mulheres empreendedoras

Desde revistas a comida vietnamita sob rodas, estas quatro jovens estão a abrir caminho a uma nova onda de projectos empreendedores. São mulheres, precoces e empresárias

Relacionados
A revista «Fortune» fez a lista das quatro jovens promissoras empresárias norte-americanas. De acordo com a publicação são as mulheres que futuramente darão que falar.



Lizzie Marie Likness



Lizzie Marie Cuisine

Idade: 11

A mais nova da lista chama-se Lizzie Marie Likness, tem 11 anos e gere a Lizzi Marie Cuisine, um site de dicas de culinária, análise de produtos e receitas.

Com seis anos apenas, a jovem iniciou-se nas lides empresariais: pagou as próprias aulas de equitação, a vender pão e biscoitos caseiros em mercados.

Não prosseguiu a carreira equestre, mas evolui na culinária.

Em 2007, com a ajuda do pai, a chefe norte-americana, criou o Lizzie Marie Cuisine.

O objectivo é ensinar truques e receitas de culinária simples, saudáveis e divertidas.

No mesmo ano foi galardoada pelo projecto de educação alimentar, «Petiscos Saborosos». O prémio foi atribuído pelo DoSomething.com, uma organização sem fins-lucrativos centrada nos jovens.

No início deste ano, Likness fez parte do painel de oradores no Digitas' New Front 2011, um evento anual que reúne figuras proeminentes do mundo digital.

No encontro, discursou sobre o impacto dos novos media nas relações com a família e amigos.

Aos 11 anos, a empresária já não estuda numa escola comum. Em vez disso, tem aulas em casa, necessárias à conciliação com o trabalho precoce.

Como conselho aos pequenos empresários, Likness declara: «Não tenham medo de pedir ajuda, e quanto às pessoas que possam duvidar de vocês, o problema é delas».



Tavi Gevinson



Rookie Magazine

Idade: 15

Tavi Gevinson nasceu nos Estados Unidos da América e é uma «queridinha» de 15 anos, no meio de estilistas experientes, críticos de moda e seguidores do seu blogue, «Style Rookie».

Primeiro, Gevinson criou o blogue, apenas com 11 anos. Actualmente, concilia-o, com a revista online que concebeu no início de 2011, a «Rookie Magazine».

De acordo com a «Fortune», a jovem editora é modesta, mas a qualidade não faz justiça aos feitos: quando anunciou o lançamento da revista, no seu blogue, recebeu 2,900 pedidos para se juntar a equipas de autores.

Na «Rookie Magazine», Gevinson escreve conteúdos e opiniões «honestos» sobre moda, feminismo, problemas do dia-a-dia na vida de qualquer jovem mulher, e até tem jornalistas a escrever para ela.

Apesar de lucrar com os anúncios de publicidade publicados na revista, Gevinson não encara as actividades como um trabalho. «Retiro muito prazer deste hobbie».



Krystal Harrell



Create Exposure

Idade: 23

Krystal Herrell tem 23 anos e iniciou-se nos negócios aos 13,quando a mãe lhe emprestou 20 dólares, pouco mais de 14 euros.

O empréstimo destinava-se a lançar a «Lucky You Design», que descolou quando a jovem, aos 16 anos decidiu expandir a empresa, inicialmente, de roupa de noite e pijamas para roupas e acessórios personalizados.

Em 2009, a jovem empresária vendeu a «Luky You Design» e usou o dinheiro para começar o projecto que gere actualmente, o «Create Exposure».

A nova empresa fornece serviços de marketing e relações públicas.

Com um percurso precoce, Herrell pretende inspirar jovens empreendedores. «Criar um negócio não é ciência espacial. Só é preciso tenacidade», diz.

Misa Chien



Nom Nom Truck

Idade: 25

Misa Chien tem 25 anos, é de origem vietnamita e foi nessas raízes que inspirou o seu negócio.

Nom Nom Truck serve Banh Mi e outros pratos típicos do Vietnam a clientes de Los Angeles e São Francisco, nos EUA.

No entanto, o conceito é diferente: a comida chega aos clientes, sob rodas.

Aos 21 anos, a empresária começou o negócio com uma colega e, actualmente lidera uma equipa de 22 funcionários, que gerem dois camiões em Los Angeles e um em São Francisco.

Agora, Chien quer expandir o negócio e levar a mobilidade no sector «para outro nível».
Continue a ler esta notícia

Relacionados