TAP volta a assegurar 70% dos voos para hoje - TVI

TAP volta a assegurar 70% dos voos para hoje

Greve dos pilotos continua a causar transtornos aos passageiros. Paralisação já gerou perdas de 10 milhões de euros

A TAP mantém para esta quarta-feira, sexto dia da greve dos pilotos, a tendência de operação dos últimos dias, em que foram cumpridos cerca de 70 por cento dos voos, disse à agência Lusa fonte da transportadora aérea.

“A previsão para hoje é manter, à semelhança do que tem sido conseguido nos últimos dias, o mesmo número de voos efetuados”, adiantou à agência Lusa Carina Correia, do gabinete de imprensa da TAP, cerca das 08:30.


De acordo com a mesma fonte, “é cedo para conseguir números” exatos de voos a realizar, mas a expetativa da companhia aérea é manter a mesma percentagem de voos realizados nos últimos dias, que ronda os 70%, remetendo dados mais exatos para o final da manhã, como tem acontecido em dias anteriores.

Carina Correia lembrou ainda o esforço que está a ser realizado pelas equipas em terra nos aeroportos de forma a “resolver caso a caso” as situações dos passageiros, de forma a minimizar os efeitos da greve dos pilotos.

Segundo informações disponibilizadas no site da ANA, no aeroporto da Portela, em Lisboa, está previsto o cancelamento de 14 ligações de partida e 29 ligações de chegadas.
 
Já no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, há quatro voos de partida cancelados e seis de chegada.

Os pilotos convocaram uma greve, para o período entre 01 e 10 de maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20 por cento no capital da empresa no âmbito da privatização.

Na terça-feira, quinto dia de greve, a TAP e a Portugália fizeram, até às 19:00, 180 voos e cancelaram 66 devido à greve dos pilotos.

"Até às 19:00 [de terça-feira] foram feitos 155 voos da TAP e 25 da Portugália, num total de 180, valor que está dentro da média dos últimos dias ou ligeiramente superior", afirmou a mesma fonte, acrescentando que foram assegurados 73% por cento dos voos previstos.


O Governo já adiantou que a greve já está a gerar perdas de 10 milhões de euros.

Continue a ler esta notícia