Despesas com pessoal serão reduzidas em 1,6% do PIB - TVI

Despesas com pessoal serão reduzidas em 1,6% do PIB

Vítor Gaspar

Redução foi feita à custa dos subsídios de férias e Natal

Relacionados
As despesas com pessoal serão reduzidas em 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. O anúncio foi feito esta tarde pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

«Do lado da despesa, as medidas equivalem a 4,4% do PIB. As despesas com pessoal serão reduzidas a 1,6% do Produto», à custa do corte dos subsídios de férias e de Natal dos trabalhadores do sector público com salários acima de 1.000 euros. «Esta suspensão [dos subsídios] estará em vigor durante a vigência do programa de assistência financeira», esclareceu o ministro.

Já o montante das prestações sociais também será reduzido em 1,2% do PIB. Para esta redução «contribui a suspensão dos subsídios de férias e de Natal em moldes idênticos - 0,7%».

Os consumos intermédios, por seu turno, também serão reduzidos em 0,4% do PIB e as despesas de investimento serão cortadas num montante de cerca de 0,5% do Produto.

Veja aqui todas as outras medidas que constam do Orçamento do Estado para 2012: aumentos de impostos, cortes de deduções, etc.

[EM ACTUALIZAÇÃO]
Continue a ler esta notícia

Relacionados