Portugal já recebeu metade do empréstimo da troika - TVI

Portugal já recebeu metade do empréstimo da troika

Até janeiro, FMI, BCE e Comissão Europeia já emprestaram 39,6 mil milhões de euros

Relacionados
Portugal recebeu, até ao dia 19 de janeiro, 39.610 milhões de euros do empréstimo internacional na sequência do acordo alcançado com o Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu.

A troika, que está esta semana em Portugal, para a terceira avaliação ao programa de ajustamento da economia portuguesa, passou a mensagem, aos partidos com assento parlamentar, de que o país está «no bom caminho».

Uma vez que o plano está correr bem, «o resultado deve ser positivo, encorajador e contribuir para fortalecer a boa imagem que Portugal está a ter em termos internacionais, de um país que está a cumprir os compromissos que assinou», disse o deputado do PSD Miguel Frasquilho, à saída do encontro, que decorreu no Parlamento.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/parlamento-deputados-partidos-troika-resgate-ajuda/1327273-1730.html

Este valor representa cerca de metade (50,8 por cento) do total do empréstimo, cujo valor total é de 78 mil milhões de euros, divulgou esta terça-feira o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

Portugal recebeu 4.250 milhões só em Janeiro

Os últimos desembolsos, ainda decorrentes da aprovação da terceira tranche, foram feitos em janeiro. O desbloqueio das tranches exige a avaliação dos membros da troika, que estão, neste momento, em território nacional.

Portugal recebeu do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) duas parcelas em janeiro: uma de 1.730 milhões de euros e outra de 1.020 milhões de euros.

Portugal recebeu ainda 1.500 milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF) - mecanismo da Comissão Europeia cujos fundos saem do orçamento comunitário.

Contas feitas, só em janeiro, Portugal recebeu 4.250 milhões de euros do empréstimo internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados