Alemanha: Espanha precisa de tempo, não de um resgate - TVI

Alemanha: Espanha precisa de tempo, não de um resgate

Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão (Lusa)

Schauble elogia o pacote de medidas anunciadas pelo governo espanhol

Relacionados
O ministro das Finanças alemão defende que Espanha não precisa de um resgate e sim de tempo para aplicar as medidas e reformas que vão tirá-la da crise.

«As decisões tomadas pelo governo espanhol, cmo a redução do défice orçamental em 2012, merecem realmente respeito e apoio», afirmou Wolfgang Schauble numa entrevista à Reuters.

«Espanha está a cumprir, Itália cumpriu, outros países cumpriram, a Europa também está a cumprir e agora leva o seu tempo».

«Espanha necessita de tempo e não de um resgate», acrescentou, avisando que os mercados demorarão, no entanto, algum tempo a recuperar a confiança em Espanha.

Questionado sobre a possibilidade de o país vizinho seguir os passos da Grécia, Irlanda e Portugal, o ministro alemão foi perentório: «Não, os dados fundamentais em Espanha não são comparáveis aos dos países que estão ao abrigo de programas».

«Com certeza há uma razão para que os mercados reajam com nervosismo de vez em quando. O nervosismo estará aqui durante algum tempo. Não se recupera a confiança da noite para o dia», disse ainda.

Já o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, que também falou da situação espanhola esta terça-feira de manhã, disse-se impressionado pelo programa de reformas económicas de Espanha, e considerou que o país não precisa de um resgate financeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados