Governo aprova 127 milhões para CP, Metro de Lisboa e Refer - TVI

Governo aprova 127 milhões para CP, Metro de Lisboa e Refer

Greve na CP

Valor é relativo a indemnizações compensatórias pelo serviço público prestado o ano passado

Relacionados
O Estado vai pagar um total de 127 milhões de euros à CP, Metropolitano de Lisboa e Refer relativos a indemnizações compensatórias pelo serviço público prestado em 2011.

Nos termos da resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira, em Diário da República, a CP vai receber 38,16 milhões de euros. Já o Metropolitano de Lisboa arrecada 44,52 milhões de euros e a Refer - Rede Ferroviária Nacional recebe 44,28 milhões de euros.

Estes valores resultam dos novos contratos a celebrar com estas entidades, após o Executivo ter considerado os anteriores contratos - assinados a 24 de Março de 2011 e denominados Regime Transitório de Financiamento do Serviço Público, com vigência até final de 2019 - «inadequados face ao Plano Estratégico dos Transportes a implementar durante os anos de 2011 a 2015».

«Com a celebração dos novos contratos logra-se dar cumprimento cabal ao compromisso assumido nos memorandos de entendimento firmados pelo Governo português com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, no sentido de rever o nível de serviço público prestado pelas empresas públicas», pode ler-se na resolução do Conselho de Ministros nº. 3/2012.

Segundo explica, as indemnizações compensatórias referentes a 2011 «são devidas às entidades acima mencionadas uma vez que se destinam a cobrir custos em que estas efectivamente incorreram por conta do serviço público prestado e o seu não pagamento causaria uma incapacidade de cobrir esses custos, gerando uma ruptura de tesouraria nas mencionadas entidades, com as consequências daí advenientes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE