BPI: Fernando Ulrich vê remuneração baixar em um terço - TVI

BPI: Fernando Ulrich vê remuneração baixar em um terço

Cortes vão repetir-se este ano. Plano de recapitalização do banco impõe uma redução de até 50% nas remuneração dos gestores

O CEO do BPI, Fernando Ulrich, viu a sua remuneração baixar de 734 mil euros para 490 mil euros em 2012, tendo a comissão executiva do banco recebido uma remuneração de 2,61 milhões de euros. O corte é de 33% quando comparado com o ano anterior.

Os números constam do relatório e contas do BPI que foi publicado esta segunda-feira. O documento explica que a redução no pagamento aos administradores está relacionada com a eliminação da remuneração variável, que não foi paga em 2012.

Os ditos cortes advêm do plano de recapitalização do banco, que - por necessitar de recorrer a capitais públicos - terá de impor uma redução de até 50% nas remuneração dos gestores face às remunerações auferidas em 2010 e 2011.

Mais: as novas regras que têm em conta a recapitalização da banca determinam ainda que os administradores das instituições financeiras não podem receber remunerações variáveis. Foi o caso de Ulrich, que em 2011 tinha ganho uma remuneração variável de 266 mil euros mas que este ano não viu nem um cêntimo.

A onda de cortes atingiu também o vice-presidente do banco, António Domingues, que recebeu 409 mil euros em 2012, face aos 601 mil euros auferidos em 2011.

E nem os membros não executivos escaparam. O atual presidente do Conselho de Administração, Artur Santos Silva ganhou 99 mil euros, abaixo dos 125 mil euros auferidos um ano antes.

O banco convocou ainda uma Assembleia-geral para o próximo dia 24 de Abril, onde se propõe a «confirmação da manutenção em vigor da política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e fiscalização aprovada pela deliberação da Assembleia-geral de 27 de Abril de 2011 com os ajustamentos decorrentes do plano de recapitalização aprovado na Assembleia Geral de 27 de Junho de 2012».

Na prática, isto significa que as remunerações dos administradores do BPI deverão continuar a baixar também este ano, já que o corte de 50% dos rendimentos só entrou em ação a partir do segundo semestre de 2012, altura em que o banco pediu ajuda do Estado.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos