Governo estima contracção de 2,3% este ano - TVI

Governo estima contracção de 2,3% este ano

Recuperação «expressiva» da economia acontecerá a partir de 2013

O Governo reviu as suas previsões para a evolução da economia nacional, anunciou o ministro das Finanças esta quinta-feira, em conferência de imprensa. O executivo espera agora que a economia portuguesa contraia 2,3% este ano e 1,7% em 2012.

Uma «recuperação expressiva da economia» acontecerá apenas a partir de 2013. Nessa altura, «o crescimento que prevemos é positivo. Esperamos alguma aceleração da atividade económica nos anos seguintes».

Na base da deterioração das expectativas está, nomeadamente, a quebra do consumo privado, que deverá deslizar 4,5% este ano e 3,3% em 2012, muito por causa das medidas de austeridade, das dificuldades de acesso a financiamento e também do aumento do desemprego que Vítor Gaspar estima que suba até aos 12,5% este ano e 13,2% no ano que vem.

Para além disso, lembrou o ministro, o processo de consolidação das contas públicas implica também uma «significativa diminuição do consumo público».

O contributo positivo virá das exportações, apesar de esse também registar uma desaceleração face a 2010. Estas deverão crescer 6,7% este ano e 5,6% no ano que vem.

Já as importações, deverão cair 4,8% este ano e 1,3% em 2012, o que ajudará à «gradual correcção dos actuais desequilíbrios macroeconómicos externos».

O ministro alertou que este cenário se reveste de «especial prudência», dada a «elevada incerteza, decorrente de factores quer de ordem interna, quer de ordem externa», como uma redução mais significativa do consumo privado, um agravamento das condições de financiamento da economia portuguesa ou uma evolução menos favorável da procura externa.
Continue a ler esta notícia